CAU lança campanha para divulgar trabalho de arquitetos

Objetivo é conscientizar a sociedade da importância desse profissional para a obra

Publicado em: 01/03/2016
Para conscientizar e alertar a população sobre a importância de um arquiteto para a realização de uma obra, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) lançou este mês a campanha Projeto Arquitetônico. Com o slogan “Não deixe sua obra cair em mãos erradas. Contrate um profissional”, a campanha será realizada o ano inteiro e vai abordar temas como projeto arquitetônico, planejamento urbanístico e a realização de reformas.


Muita gente acredita que a função do arquiteto relaciona-se apenas com a questão estética. Erro grave, o arquiteto além de elaborar o projeto arquitetônico e se responsabilizar pela obra, também pode desenvolver um planejamento que inclui cronograma e custos. A gerente geral do CAU/GO, Isabel Barêa Pastore, destaca que é importante que todos saibam que os arquitetos são os únicos profissionais tecnicamente qualificados para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos, entre outras atividades, considerando a formação acadêmica e atendendo às normativas federais vigentes. “A contratação de um profissional habilitado garante projetos que atendam adequadamente às necessidades de cada contratante e que sejam seguros, para toda a sociedade”, destaca.

Ela ainda explica que em muitas atividades existe a necessidade do trabalho conjunto entre diferentes profissionais. No caso do planejamento urbano, por exemplo, a equipe deve ser coordenada por um arquiteto e urbanista, mas precisa contar com outros profissionais como advogados, sociólogos, economistas e geógrafos entre outros, para realizar um trabalho amplo, completo e eficiente.