Kengo Kuma à frente do novo Estádio Nacional de Tóquio

Após vencer concurso, arquiteto japonês assume o lugar de Zaha Hadid no projeto do novo centro esportivo

Publicado em: 26/01/2016


Principal palco das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, o Estádio Nacional de Tóquio será projetado pelo escritório Kengo Kuma & Associates. Após a proposta original da arquiteta Zaha Hadid ter sido descartada por questões como escala e custos, Kuma competiu diretamente com Toyo Ito. De acordo com o The Japan Times, o japonês venceu com 610 pontos, contra os 602 do rival, baseados em nove critérios de seleção do Conselho Desportivo do Japão. O novo estádio terá menos de 50 metros de altura e custará ¥153 bilhões.



O projeto de Kuma se destaca pela estrutura mais baixa e oval, o uso de estruturas de madeira e aço em grandes equipamentos e o design com camadas, nas quais ele abusa da vegetação. Entre os critérios que o deixaram à frente de Ito estão redução no custo e tempo de construção, custos de manutenção, conceito de design holístico, do programa ambiental, a concepção estrutural e planejamento arquitetônico. E o último fator, porém não menos importante, foi a aplicação de características japonesas.



Em 2012 foi realizado o primeiro concurso internacional para projetar a sede para as Olimpíadas. Quando Zaha Hadid ganhou algumas polêmicas surgiram, relacionadas ao tamanho do seu projeto e aos possíveis transtornos ele causaria ao bairro. Quando as obras tiveram início houve um problema com os custos, então os trabalhos foram paralisados e adaptações foram solicitadas à arquiteta iraquiana. Foi então que o governo japonês resolveu cancelar a construção e abrir um novo concurso. Kengo Kuma e Toyo Ito estavam entre os arquitetos que se posicionaram contra o projeto de Hadid. Agora, as obras do novo Estádio Nacional de Tóquio estão previstas para o final de 2016 e devem ser concluídas em novembro de 2019.