Modelos de proteção e melhoria da paisagem urbana capazes de alinhar interesses públicos e privados serão expostos dias 7 e 8 de dezembro, em São Paulo

A identidade visual das cidades e seu impacto no desenvolvimento econômico, turístico e na qualidade de vida de seus habitantes são temas do I Congresso Internacional de Paisagem Urbana

Publicado em: 30/11/2015
O 1º Congresso Internacional de Paisagem Urbana acontecerá em São Paulo dias 7 e 8 de dezembro no Auditório Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2.233, São Paulo, SP). O evento abordará experiências de urbanistas de Barcelona (Espanha), Bogotá (Colômbia) e Lima (Peru), Veneza (Itália), além de trabalhos de especialistas atuantes em cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Ribeirão Preto. De acordo com os realizadores, a intenção é trocar ideias e compartilhar projetos, avaliando no que a experiência de uma cidade pode ser útil para outra. 

 
O Congresso é destinado a profissionais que atuam na área de urbanismo, mobilidade, habitação, meio ambiente, setor governamental, estudantes, e a todos que querem pensar e discutir as cidades. Os organizadores têm a expectativa de presença relevantes dos profissionais da área e de representantes das associações e entidades de classe. Acesse todos os detalhes do congresso: http://icoul.org/.
 
O momento da discussão é relevante porque as cidades concentram hoje 54% da população mundial, o que soma 3,9 bilhões de pessoas, conforme estudo realizado em 2014 pela Organização das Nações Unidas. A ONU projeta que, em 2050, essa proporção chegará a 66%. Conforme a apresentação do evento, esse cenário mostra ser cada vez mais urgente a discussão sobre medidas para tornar o convívio no espaço urbano mais humano e produtivo.
 
A linha central dos temas são resumidas pelo Mestre em Urbanismo Comercial em Paris, Ferran Ferrer Viana, que foi gerente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana e Qualidade de Vida de Barcelona, que preparou a cidade para os Jogos Olímpicos de 1992. Ele é um dos principais destaques entre os participantes do I Congresso Internacional de Paisagem Urbana. Para Ferrer Viana não se trata de expor belos desenhos urbanísticos e arquitetônicos, mas de propor um marco organizador, administrativo e jurídico que permita às cidades estabelecer um modelo de proteção e melhoria da paisagem urbana, que faça convergir os interesses dos setores público e privado, em benefício da qualidade de vida dos cidadãos. Um projeto gerador de empregos e de recursos, enfatiza.

Foto: Marcos Santos/USP Imagem



“Nesse Congresso, a paisagem urbana, como bem público, incorpora um valor coletivo que a faz suscetível de ser considerada como um bem de consumo. Em termos econômicos, a paisagem é um lugar de trocas, cujo consumo (uso) por parte dos cidadãos pode aumentar indefinidamente sem que sua quantidade seja reduzida. Os projetos de sucesso de recuperação da paisagem urbana, aglutinados sob uma mesma marca ou slogan, terão de ser capazes de estimular o desenvolvimento de um patrocínio patrimonial que terá de contar inevitavelmente com a cumplicidade dos meios de comunicação e dos cidadãos. O marketing e o branding são técnicas indispensáveis a esse respeito.”
 
Assista sua prévia para o congresso neste link: http://icoul.org/palestrantes/espanhol-que-idealizou-inovacoes-em-barcelona-e-destaque-em-congresso/