Hanna Buffet: emoção através da gastronomia

Fernando Hanna busca na memória dos clientes, o tempero para o cardápio ideal de cada evento

Publicado em: 25/11/2015
Há mais de 25 anos Fernando Hanna trabalha com gastronomia. Paixão que começou em Uberlândia, mas teve que ser abandonada devido aos negócios que tinha que cuidar da família em Goiânia. Mas o amor por orquestrar eventos e cozinhar falou mais alto e foi com uma visão de empreendedorismo e com a percepção de uma lacuna no mercado, que ele resolveu investir e no ano de 2002 montou um novo conceito de buffet para a capital goiana, o Hanna Buffet.
Formado em gastronomia e pós-graduado em Gestão de Negócios de Alimentação, Fernando tem ascendência libanesa, que sempre o influenciou.



O Hanna Buffet começou atendendo a pequenos eventos privados e corporativos e em pouco tempo, já era reconhecido pela qualidade do serviço, atenção da equipe e gastronomia diferenciada. Atualmente o Hanna Buffet atende a diversos tipos de eventos e portes, desde as festas particulares de pequeno porte, como mini-weddings, a grandes comemorações como formaturas e eventos corporativos. “Gosto de estar presente em todas as etapas do processo: desde a entrevista com o cliente para desvendar sutilmente o que lhe vai trazer mais satisfação, até a finalização cuidadosa dos pratos que serão servidos. Afinal de contas, o evento perfeito não é feito somente com pontualidade e comida gostosa. Vai muito além. É preciso surpreender, proporcionando o novo e inusitado de maneira prazerosa, é preciso transmitir total segurança ao cliente e atender às suas expectativas, seja qual for a dimensão do seu evento”, destaca.



A curiosidade pelos alimentos, seu preparo, a cultura da alimentação e a diversidade intrigam Fernando que busca conhecimento e experiências em viagens. Ao longo dos anos ele foi se aperfeiçoando através de experiências e muito estudo e pesquisa. “Sempre retorno de viagens com muitas memórias, experiência e bagagem inspiradora e algumas vezes com muitas malas mesmo, repletas de temperos, livros, utensílios e novidades do mundo da gastronomia”, conta.


Cada evento também tem a capacidade de aguçar e desafiar o chef, que cria preparos e formas de apresentação do que será servido. “É muito interessante traduzir a história de cada cliente, suas memórias e expectativas em um evento único”.
A inspiração para agradar e conseguir resgatar as memórias do cliente e sua relação com a comida vem da empolgação que ele sente pela gastronomia. Para a criação de um evento o primeiro passo é entender a história de cada um e como a comida pode fazer parte da comemoração. “Comida é emoção, é vida. É um trabalho meticuloso de observação e compreensão do que agrada, o que surpreende, o que conforta e o que traz felicidade”, diz.

E felicidade é a missão do Hanna Buffet. Como? Através da gastronomia, proporcionar aos clientes um cardápio que transmita sabores incomparáveis e inesquecíveis. Tudo isso agregado ao conforto, aconchego e segurança. “Acreditamos que somente com qualidade de matéria prima, de pessoas e de processos é que se possa alcançar um nível de excelência desejado”, ressalta Fernando.

Fases do processo – Para desenvolver um cardápio ou mesmo ao adaptar um prato de um evento, Fernando destaca que leva em conta vários fatores que afetam a satisfação de quem irá degustá-lo. Primeiramente, é necessário verificar restrições alimentares, elas podem ser de caráter religioso, alérgico, posicionamento ou de gosto. Depois dos aspectos restritivos, ele explora os aspectos mais livres e que proporcionam alegria ao comer. Através de investigações ele descobre elementos, sabores, odores, cores, momentos especiais em que a comida teve papel importante para aquela pessoa, no caso o cliente, para descobrir suas identificações gastronômicas. “As memórias sejam elas, visuais, gustativas, olfativas e principalmente afetivas podem e devem ser utilizadas para criar pratos que se conectem com as pessoas nos mais diversos níveis. Ter esse cuidado ao elaborar o cardápio de um evento é algo bastante interativo com o cliente. Ele desenha junto, pensa, relembra e ao final vê uma mesa repleta de significados bastante pessoais. É o que pode fazer de cada evento um evento único”, destaca.



 Fernando afirma que o o objetivo de toda essa forma de trabalhar é fazer com que os clientes se sintam satisfeitos, felizes e confortados com o prazer que a gastronomia pode trazer. “É muito prazeroso ver e ouvir as reações das pessoas diante de um prato ou ao experimentar algum deles. Sorrisos, reflexões, curiosidade, surpresa e várias outras reações que dizem que algo ali emocionou, aconteceu e ficará na lembrança. Emocionar talvez seja o resultado mais sutil que a gastronomia possa produzir, mas não o menos importante”, finaliza.