Confeitaria Colombo é destaque em livro de projetos de interior

Estabelecimento no centro do Rio e outros projetos ilustram novo livro lançado pela ABD

Publicado em: 30/10/2015
A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), após realizar uma minuciosa pesquisa sobre a história do design de interiores no Brasil, conseguiu relatar em uma publicação inédita os 100 anos de ‘interiores’ no país.
O livro ‘Brasil Porta Adentro’ marca os 35 anos da associação, que ganha um capítulo especial sobre a história, desde a sua fundação, em 1980.
Entre as obras expostas pelo livro está registrada um dos ícones do design nacional, a Confeitaria Colombo, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, em estilo Art Nouveau. De autoria do meu avô artífice/decorador, Antônio Borsoi é um dos muitos projetos que marcam a história do designer de interiores brasileiro.


Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo, que fica no centro do Rio de Janeiro, é um projeto de Antônio Borsoi

São mais de 200 páginas, com imagens, relatos, fatos e curiosidades inéditas na história. O trabalho, único no Brasil, esmiúça detalhes que envolvem desde a raiz da profissão, com fatos e trajetória das pessoas essenciais para desenvolver esse segmento e também os artífices que marcaram presença nos primórdios da profissão.
Este é um momento importante da ABD - uma entidade que está na vanguarda da valorização do conteúdo em todos os seus encontros e que vem agora entregar um conteúdo de valor histórico à sociedade e aos designers de interiores que atuam no Brasil.
Brasília, foi a primeira cidade onde aconteceu o lançamento, no último dia 29 de Outubro, na praça central do shopping CasaPark. “O livro será uma espécie de Coffee Table Book, trazendo imagens lindas e promete se tornar referência na área. Ele aborda o design de interiores e que essa profissão faz em todos os aspectos”, diz Roberto Negrete, designer de interiores responsável pela curadoria de conteúdo.
Na publicação é possível conhecer diversas curiosidades, histórias e fatos da profissão. Estão registrados, por exemplo, o nome dos primeiros artistas plásticos, serralheiros, marceneiros e pintores do país, e também as mulheres da alta sociedade, que se aventuram na área de design, além dos primeiros decoradores do Brasil. O leitor conhecerá também os bastidores, como o episódio dos 'paquebots' - navios que, para ter seu interior transformado, provocavam uma concorrência acirrada entre os grandes escritórios de decoração da época. Estas e outras histórias serão apresentadas em “Brasil Porta Adentro”. Para quem tiver interesse em adquirir a publicação, acesse o site da ABD - www.abd.org.br.
E ainda, não poderia deixar de citar a querida mestra, Janete Costa que tanto contribuiu no desenvolvimento de nossa profissão e não poderia estar ausente das páginas deste livro. Seu trabalho condensa tudo que acredito na sabedoria destas palavras: - a intuição é um fator importante para se desenvolver a criatividade, mas sem lastro cultural, não se chega a resultados, - acho a arte popular instrutiva. Sua compreensão do espaço com pleno domínio da relação do todo com as partes , do cheio com o vazio , do objeto com o cômodo, da casa com a arquitetura e a paisagem ao redor, marcaram seu trabalho.



Por mais de um século a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do Brasil

Brasília, pela sua importância nacional, foi a capital escolhida para lançar o livro em primeira mão. O evento reuniu mais de 100 profissionais, no último dia 29 de Outubro, na praça central do shopping CasaPark.A obra tem incentivo do PROAC – Programa de Ação Cultural, através da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e do Ministério da Cultura (MinC).