Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal promove 4° Encontro

Evento ocorre dias 11 e 12 de novembro em prédios que marcam diferentes expressões arquitetônicas da capital do país

Publicado em: 30/10/2015
A 4ª edição do Encontro CAU/DF (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal) que ocorre dias 11 e 12 de novembro, terá como tema Fragmentos Urbanos – A Cidade Como Fonte de Inspiração. Esse ano o arquiteto chileno Mathias Klotz e a curitibana Elisabete França estão entre os convidados. A abertura será na Casa dos Arcos e os trabalhos se desenrolarão, no segundo dia, no Teatro Poupex – prédios que marcam expressões arquitetônicas de duas épocas distintas de Brasília: o modernismo puro e a contemporaneidade, respectivamente. Na programação palestras e bate-papos.

O arquiteto chileno Mathias Klotz 
O objetivo do evento é incentivar a discussão sobre a importância da Arquitetura e Urbanismo em Brasília, bem como seu patrimônio histórico-cultural, o CAU/DF promove também a aproximação de arquitetos e urbanistas com o Conselho, a realidade da cidade e o dia-a-dia da profissão. “Por esses motivos é que temos, ao longo de duas gestões, empreendido todos os esforços para transformar os Encontros em uma marca do nosso trabalho, assim como em uma tradição para os nossos pares” ressalta o presidente da entidade, o arquiteto e urbanista Tony Malheiros, fazendo menção às edições anteriores. A expectativa da organização é cerca de 600 pessoas passem por dia pelo evento.
Os Espaços - Para a Abertura Conceitual o foco é uma obra de relevante interesse para a história da arquitetura do Distrito Federal, a Casa dos Arcos, de autoria do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A mansão está localizada no Park Way e começou a ser levantada em 1972 em um terreno de 30 mil metros quadrados. O projeto foi um presente dado em 1983 ao amigo Nivaldo Borges, falecido no ano de 2010.

A curitibana Elisabete França

Já no seu segundo dia, o evento continuará no Teatro Poupex - Sede da Fundação Habitacional do Exército, que fica localizado no Setor Militar Urbano (SMU). O projeto de autoria dos arquitetos Danilo Matoso Macedo, Élcio Gomes da Silva, Fabiano José Arcadio Sobreira, Newton Silveira Godoy, Filipe Berutti Monte Serrat e Daniel de Castro Lacerda do escritório MGS – Macedo, Gomes & Sobreira + Associados – manifesta com clareza os princípios de robustez, facilidade de acesso e transparência. Com capacidade para abrigar 600 pessoas, o Teatro Poupex está instalado em um edifício de escritórios composto por dois blocos desnivelados entre si e separados por um átrio central. A iluminação difusa e a ventilação natural climatizada deste último ambientam com qualidade e economia energética os espaços de trabalho.

Projeto por Mathias Klotz 

Os Palestrantes - Mathias Klotz é considerado um dos mais importantes arquitetos chilenos do século 21. Sua assinatura valoriza sempre o design em função do espaço e assim deixam que as formações geográficas, topográficas e culturais do local guiem o projeto. Klotz desenvolve uma estética que minimaliza os contornos e exalta os pontos de fuga e a desconstrução das ordens geométricas, resignificando assim algumas regras do design para dar lugar a novos conceitos do que viria a ser uma escada, janela ou porta.

Projeto por Mathias Klotz 
 
Destaque por mais de 30 anos na Arquitetura e Urbanismo nacional, Elisabete França é autora e organizadora de mais de vinte obras de destaque na área. Por oito anos coordenou o planejamento dos programas habitacionais de São Paulo, como Superintendente na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), tratando de questões que envolvem locação social, regularização fundiária, dentre outras nuances da urbanização contemporânea. Os projetos e leituras feitas por ela propõem a aglutinação das áreas periféricas com os espaços centrais, sem que se percam as identidades locais, e sim, que exista troca, crescimento e enriquecimento cultural, social, espacial e político.


PROGRAMAÇÃO
11/11
19h30: Recepção dos Participantes
20h15: Abertura Conceitual do 4º Encontro CAU/DF
20h40: Execução do Hino Nacional Brasileiro
20h:50:  Início dos Discursos – Autoridades
21h15: Homenagens

12/11
19h: Recepção dos Participantes
19h40:Palestra com a Arquiteta e Urbanista Elisabete França
20h40:Palestra com o Arquiteto e Urbanista Mathias Klotz
21h40: Abertura para perguntas com a mediação do Arquiteto e Urbanista Sérgio Parada
22h20: Encerramento


Serviço:
4º Encontro CAU/DF
Realização: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal
Informações e inscrições: www.encontroscaudf.org.br
Preço: R$ 50,00 para estudantes e professores registrados no CAU/DF (mediante apresentação das carteirinhas)
R$ 100,00 para os demais profissionais
Data e local: 11/11 - Casa dos Arcos - 19h30
                    12/11 - Teatro Poupex    - 19h00