Karuselli, a poltrona mais confortável do mundo

Comprada pela Artek, a obra-prima do designer finlandês agora está no portfólio da Vitra.

Publicado em: 01/05/2023

Clássico e moderno, a Karuselli é o resultado de inúmeras experiências e encarna uma combinação revolucionária de ergonomia, materiais inovadores e novos métodos de produção. A Poltrona Karuselli considerada a mais confortável do mundo, apresenta uma estética distintiva, já que foi desenvolvida com base na forma e as proporções do corpo humano.


A primeira vista há pouca referência à cultura finlandesa na Karuselli, uma espreguiçadeira criada em 1964 e lançada no ano seguinte na Furniture Fair, em Cologne, pela marca nórdica Haimi. Desenvolvida pelo designer finlandês Yrjö Kukkapuro, a Karuselli foi avant-garde e progressiva, com uma concha feita de fibra de vidro materiais contemporâneos e um assento de couro escavado que sustentado por uma armação de metal, de modo a deixá-lo móvel.


Kukkapuro começou a desenvolver a cadeira de fibra de vidro na década de 1950, chegando à forma famoso em 1964. Como resultado de seus esforços persistentes, Kukkapuro finalmente concebeu uma forma que aliava ergonomia e arte.Junto com outras peças, como seu sofá Ateljee e uma série de cadeiras tubulares, a Karuselli de Kukkapuro está em produção contínua desde a sua criação.


A poltrona, que faz parte hoje da coleção permanente do MoMa, do Victoria and Albert Museum, em Londres, do Vitra Design Museum, em Weil AM Rhein, do Museu de arte industrial, em Copanhegen, entre outros, agora compõe o portfólio da marca suíça Vitra. 




HISTORIA DA MARCA :

A marca Karuselli é conhecida por seus móveis de design elegante e inovador, com linhas modernas e curvas suaves. A origem da marca remonta à década de 1960, quando o designer finlandês Yrjö Kukkapuro começou a trabalhar em uma cadeira de balanço que se tornaria o modelo Karuselli.

A primeira cadeira Karuselli foi apresentada na Feira de Móveis de Colônia em 1965, e sua inovação consistia em um assento moldado em forma de concha que se encaixava perfeitamente no corpo humano, oferecendo um conforto excepcional.

Ao longo das décadas seguintes, a Karuselli continuou a desenvolver sua linha de móveis de design moderno, incluindo sofás, poltronas e cadeiras que se tornaram objetos de desejo para colecionadores de design em todo o mundo.

Hoje, a marca Karuselli é uma referência em móveis de design finlandês e continua a produzir peças de alta qualidade e com design sofisticado.






COMENTÁRIOS

  • Cintia - 22/07/2023 20h39
    Onde vende essas poltronas
  • Estella - 20/11/2015 10h59
    Que chique!! Parece muito confortável mesmo💝👏👏😊

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.