Concreto e natureza: uma homenagem à história do montanhismo por Zaha Hadid

O Messner Mountain Museum inaugurou recentemente a sexta filial da série de museus.

Publicado em: 29/09/2015

Projetado pela renomada arquiteta iraquiana Zaha Hadid e localizado no Mont Kronplatz, na Itália, o MMM Corones – como é chamado – oferece uma incrível experiência visual, tanto externa quanto interna.
 
(Foto: Zaha Hadid Architects)
 

(Parte interna do museu)
 
Localizado entre dois vales, o Messner Mountain Museum Corones surge em sua forma impetuosa, o empreendimento faz parte de um de um projeto desenvolvido por Reinhold Messner, que reúne outros cinco museus. Na borda do platô da montanha de South Tyrol, com uma vista espetacular, uma estrutura única foi desenvolvida, esta considerada por Messner como a coroa do montanhismo tradicional.
 
(Foto: Zaha Hadid Architects)

Zaha Hadid desenhou o edifício de modo a estar em perfeito equilíbrio com a montanha. Apenas a entrada para o MMM Corones está em cima da rocha: todas as outras salas, dispostas em três andares, estão debaixo de solo e as escadas que as relacionam foram inspiradas em cascatas e quedas de água. O museu conta com alternativas renováveis de energia, sendo energeticamente sustentável.

 

(Imagem de renderização do MMM Corones)

Para a concretização do projeto, mais de 4 mil metros cúbicos foram escavados, o edifício foi construído como se emergisse da montanha, quase que em simbiose. Quanto à forma, o exterior e o interior dialogam diretamente com a natureza, que apesar de serem conceitos completamente opostos, a criação da arquiteta permite um diálogo mais do que harmônico entre concreto e flora.  O edifício reflete as características marcantes de Hadid, o aspecto futurista e as formas fluidas estão presentes no projeto.
 

(Parte interna do museu)

O museu é um espelho da infância de seu idealizador, Reinhold, nele o alpinista apresenta o desenvolvimento do montanhismo com a apresentação de 250 anos de história através de equipamentos e relatos. Em Kronenplatz, Meissner traz também histórias de triunfos e tragédias da prática da escalada, aborda também os picos mais famosos do mundo, como o Matterhorn, Cerro Torre, K2, e a representatividade do montanhismo no mundo.
Como nos outros cinco museus do projeto, o MMM Corones também apresenta relíquias, pensamentos, obras de arte – tanto pinturas quanto esculturas – para compor seu acervo.

(Parte interna do museu)
 
O local escolhido para a construção do museu foi devido à sua relevância no mundo do alpinismo. Primeiramente Corone é uma palavra derivada do latim significando coroa, em segundo lugar a Kronenplatz é uma montanha famosa entre os esquiadores e praticantes de hiking, um lugar de quietude onde as pessoas podem aproveitar um momento de calma e reflexão enquanto desfrutam de uma vista inesquecível.