UMA IMERSÃO NO DESERTO DO ATACAMA

A exposição Paisagens Internas confronta o ‘eu’ contemporâneo e a existência de cada artista.

Publicado em: 19/08/2015
Sob curadoria do artista plástico brasiliense Daniel Mira, a exposição Paisagens Internas, Imersão no Atacama, a ser realizada no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem início no dia 06 de Agosto e fica aberta para visitação até o dia 26 do mesmo mês.



Fruto de uma viagem ao Deserto do Atacama realizada no fim do ano de 2014, Paisagens Internas revela um processo de reflexão. O artista plástico e professor Daniel Mira, propôs a seus alunos uma experiência cujo objetivo era trazer à tona as reflexões dos mesmos sobre suas vivências e suas relações com o espaço proposto, o deserto.



De acordo com Mira, “Estar no Atacama é estar em silêncio, permanecer no silencio é estar no deserto. O turbilhão do mundo contemporâneo nas grandes metrópoles viram apenas ruídos se esvaindo como o vento sobre as areias. Estar no Atacama é uma questão do ser(...)”, e as séries de fotografias desenvolvidas traduzem a relação estabelecida entre cada aluno, sua vivencia e sua reflexão sobre a existência.



A exposição fotográfica que conta com 70 obras, é composta por um coletivo de sete fotógrafos, dentre eles Angélica Bessa, Clara Molina, Daniel Mira, Elaine Rodrigues, Elizete Bomfim, Geraldo Helcius e Lucila Gomes. Cada ensaio foi desenvolvido individualmente, com o intuito de explorar a necessidade eminentede cada artista.



Uma das alunas participantes do coletivo, Elaine Rodrigues afirmou à TM Magazine que “Diante da imensidão do deserto e das sensações que ele evoca, o artista entende a urgência de suas emoções, a necessidade da transcendência e a busca da harmonia com o universo. Torna-se consciente da fragilidade humana. Ou seja, apreende, como descreve Kant, a admiração silenciosa e magnífica do sentido trágico da existência”.
Com estéticas distintas, cada fotógrafo aliou suas vivências com a experiência da atmosfera única que o deserto do Atacama pode proporcionar. O resultado da junção dessas várias visões foi uma experiência de narrativa contínua que busca causar na audiência uma imersão na experiência vivida pelo coletivo.