Integração e Harmonia

O Espaço Alana, assinado pelo arquiteto Rodrigo Ohtake, é voltado para a convivência e interação da comunidade.

Publicado em: 14/08/2015
Em um momento em que o consumo e as dinâmicas de trabalho são completamente revistas, cada um de nós começa a reconsiderar métodos e processos de forma a entender como podemos colaborar com o coletivo. Nesses movimentos, a arquitetura tem sido uma importante ferramenta, alguns profissionais emprestam um pouco do seu talento para o benefício coletivo, muitas vezes, sem objetivar lucros. É o caso do prestigiado arquiteto Rodrigo Ohtake.

(Imagem: Rodrigo Ohtake)

Neto da renomada artista plástica japonesa naturalizada brasileira, Tomie Ohtake - conhecida por seus trabalhos com arte abstrata - e filho do arquiteto Ruy Ohtake, Rodrigo Ohtake teve fortes influências em sua carreira. O arquiteto, que se graduou na FAU/USP em 2009, já tem em seu portfólio grandes projetos, incluindo colaborações com os arquitetos Mario Biselli, Alvaro Puntoni e o francês Patrick Jouin.

Em seu mais novo projeto, o Espaço Alana, o arquiteto procurou desenvolver um espaço que ocupasse o terreno preservando as características urbanas, de forma que a comunidade ainda reconhecesse o local.  Sendo assim, Ohtake utilizou atributos estéticos arrojados para compor a fachada do espaço, planos de vidro com caixilhos irregulares, superfícies coloridas e a marquise translucida são algum dos elementos constituintes da obra.

(Imagem: Rodrigo Ohtake)

O Instituto Alana, localizado no Jardim Pantanal em São Paulo, é uma organização sem fins lucrativos que aposta na busca da garantia de condições para a vivência plena da infância. Pensando nisso, o Instituto decidiu revitalizar o Espaço Alana, que foi reinaugurado no dia 7 de Março deste ano.

O projeto desenvolvido pelo arquiteto Rodrigo Ohtake, é um espaço de convivência – misto de praça, biblioteca, brinquedoteca, escola de música, auditório, cantina, associação da comunidade e uma sala para interação comunitária – que pretende estimular o desenvolvimento local por meio de ações socioeducativas, além de se tornar uma nova fonte de educação, cultura e entretenimento para as crianças dessa comunidade.
(Imagem: Rodrigo Ohtake)

O conjunto da obra é moderno e atende perfeitamente as necessidades da comunidade. Um espaço aberto e ao mesmo tempo acolhedor, Rodrigo Ohtake desenvolveu com maestria o projeto e afirmou “Fiquei muito feliz pelo convite para fazer o projeto e mais ainda com o resultado”.

(Imagem: Rodrigo Ohtake)

Para saber mais sobre o projeto acesse:  http://alana.org.br/