Ateliê do grão abraça arte goiana

O anexo da Tribo recebe a exposição de fotografias autorais “Onde Pisei” de Naldo Mundim

Publicado em: 23/04/2015
Ateliê do Grão é palco da exposição de fotografias autoriais “Onde Pisei”, do goiano Naldo Mundim. O anexo do Restaurante Tribo do Açaí tem conhecida postura amiga da arte, sempre disponibilizando o espaço para manifestações do gênero, mediante um calendário pré-estabelecido, sem custos para os artistas.

Foto: Naldo Mundim/ Exposição Onde Pisei

Esta foi a primeira da série “Onde Pisei” e inspirou as desmais, segundo o autor. Se chama Décio Parada Bonita

Desta vez, o convidado foi o engenheiro civil proprietário da HSI Incorporadora e fotógrafo de interiores nas horas vagas. Naldo conta que a Mostra leva trabalhos realizados em quatro destinos e tem a temática descrita no nome: “‘Onde pisei’ retrata exatamente isso. Trata-se de uma exposição mais visual, onde eu tentei capturar um olhar particular que relacionasse meu pé e o entorne numa composição única. Quis também mostrar que podemos capturar imagens incríveis de qualquer tipo de câmera. Por isso, todas as fotos da exposição foram feitas de um celular”.

Foto: Naldo Mundim/ Exposição Onde Pisei

Foto tirada dentro do Shopping Passeio das Águas com os azulejos que fazer alusão à cultura portuguesa

Um sneackerhead assumido, Mundim leva um pouco de sua paixão por tênis para a composição fotográfica desta mostra, onde cada imagem conta com um modelo diferente, geralmente exclusivo. “Em uma das peças, estou usando um Nike Air Force modelo Ricardo Tisci - designer oficial da Givenchy”, conta. Esta fotografia é uma das prediletas para Naldo da série porque faz uma homenagem ao trabalho do artista goiano Marcelo Solá. “Na imagem aparece uma das primeiras serigrafias do artista e eu usei um dos melhores modelos de tênis, peça de colecionador”, esclarece.

Foto: Naldo Mundim/ Exposição Onde Pisei

Uma das prediletas do autor, junto com a serigrafia do artista goiano Marcelo Solá

Naldo Mundim trouxe a exposição para o universo da tecnologia digital desde a captura das imagens com um I-phone 6, até a publicação. No Ateliê do Grão, os visitantes podem obter mais informações sobre cada peça via QR Code. Para saber mais sobre cada obra, basta baixar um aplicativo leitor do código e apontar o celular para a impressão no canto da lâmina. A ação vai direcionar o usuário para o site www.naldomundim.com.br, onde há descrição detalhada de cada peça e sua inspiração.

Mais um hobby do que profissão, a fotografia está na vida do artista há pelo menos 15 anos. Entretanto, sua carreira e a proximidade com profissionais da área de arquitetura e design já renderam trabalhos extras para os clicks do engenheiro. “Fotografia é um hobby semi profissional. Muitos amigos arquitetos e designers me chamam para fazer fotos. Tenho trabalhos até publicados no Anual Design”, enfatiza.

Foto: Naldo Mundim/ Exposição Onde Pisei

Foto tirada em Miami em sua última viagem com um hidrante cromado onde o brilho resistiu ao tempo

Mas quando entramos para o universo autoral, o artista confirma que tem tirado inspiração da própria vida e de suas viagens. Fortemente influenciado pela cultura local e pela métrica alicerçada em sua veia de engenheiro, ele adianta ter pelo menos 20 peças da série, além das oito expostas na mostra. “Possivelmente virão outras edições. Daqui 1 ano ou dois”, divulga.

Mundim acabou descobrindo após seu envolvimento que o amor por fotografia é coisa de família. Seu pai contou que fazia algum dinheiro extra com fotos, mas nunca influenciou o filho - que veio a descobrir o talento mais tarde, por pura curiosidade. Mais fotos do autor podem ser acessadas no seu site ou no Instagram.

Foto: Naldo Mundim

Fotografia de interiores é outra habilidade do engenheiro que têm no critério métrico um dos fundamentos de sua obra fotográfica