ÔNIX, MAIS QUE MÁRMORE, UMA JOIA

A pedra é indicada para ambientes internos, principalmente em detalhes de paredes, bancadas de lavabos e tampos de mesas.

Publicado em: 12/02/2015
Não há como falar de pedras naturais sem evocarmos a própria evolução da Terra, e também do próprio ser humano. Na busca pelo belo há milhares de anos, o homem iniciou sua busca na própria natureza para deixar os seus ambientes de convívio familiar e social mais exclusivos e personalizados com o uso do mármore e do granito, por exemplo. Basta lembrarmos das grandes obras da Antiguidade Clássica, que ainda hoje encantam aos que visitam os monumentos gregos e romanos.
Há cerca de dez anos, o mercado apresentou ao consumidor uma maior variedade de um mármore, que tem chamado a atenção de arquitetos e designer de interiores na hora de idealizar um projeto: o ônix. Um produto realmente exclusivo na acepção da palavra, tem conquistado a cada dia admiradores. Para os empresários goianos do ramo de pedras ornamentais Kaio Franco, Kiara Franco e Karine Franco os clientes que utilizam esse produto em seus projetos são clientes que o enxergam como uma joia, ou melhor como uma obra de arte lapidada pela própria natureza. “Todos os projetos em ônix executados até hoje pela Gruta Mármores e Granitos é perceptível o apreço pelo belo. Sem dúvida o cliente solicitou ao profissional que o atende algo diferenciado, elegante e exclusivo”, garantem os empresários.
O mármore ônix é uma pedra natural indicada para ser aplicada em ambientes internos. É possível seu uso como pisos e escadas, desde que o tráfego de pessoas seja baixo. O produto é indicado para ser usado como bancada de lavabos e banheiros, por exemplo, e revestimentos de paredes, mas não deve ser usada como piso do box. Outro ambiente de aplicação restrita é a cozinha, pois é um material que não possui resistência contra ácidos, podendo ser manchado e perder seu brilho em contato com produtos como vinagre, limão ou materiais de limpeza abrasivos. O mesmo cuidado deve ser tomado quanto ao seu uso nas áreas externas porque o material sofre desgaste com a poluição e com a chuva ácida.
O goiano, destaca os empresários da Gruta Mármores e Granitos, gostam muito de usá-lo como detalhes de paredes, bancadas de lavabos, banhos e tampos de mesas. Para dar um charme a mais às peças executadas nesse material, as realçam com a aplicação de cordões luminosos embutidos, garantem os empresários. “O grande diferencial deste produto é o efeito translúcido quando iluminado da maneira correta”, explica Kaio Franco. 
Confira abaixo alguns projetos que privilegiaram o potencial natural do mármore ônix, com a lapidação precisa, que  a Gruta Mármores e Granitos pode proporcionar ao consumidor:


Projeto Ana Cláudia Garcia e Yara Silvério / Arquivo Gruta Mármores e Granitos


Projeto Ana Paula Pascoal / Arquivo Gruta


Projeto Mariela Romano / Arquivo Gruta


Projeto Ninfa Canedo e Karla Oliveira / Arquivo Gruta


Estúdio Onzeonze