ARQUITETOS E SEUS LEGADOS ILUSTRADOS

Designer canadense faz um retrato panorâmico da categoria dos arquitetos a partir da escolha de três grandes nomes.

Publicado em: 27/01/2015
O artista plástico e ilustrador canadense Matej Dlabal recentemente fez uma série de ilustrações com três grandes profissionais da arquitetura, representando, de forma mais icônica e com um toque de humor, suas carreiras e legados. O projeto de Matej originou-se quando ele ouviu Frank Gehry, então numa conferência na Espanha, criticar de forma ácida a atual forma de se fazer arquitetura no mundo. Os três arquitetos que ganham ilustração na série são Filippo Brunelleschi, Mies van der Rohe e Frank Gehry.

AS PEÇAS



Na ilustração sobre Filippo Brunelleschi (1377–1446), arquiteto renascentista de Florença, Itália, Matej Dlabal retratou a proporção áurea ou número de ouro (ou ainda golden rule), bastante utilizada pelo profissional em seus projetos. Filippo é autor de projetos como a cúpula da catedral Santa Maria del Fiore, a Basílica de São Lourenço, Basílica de Santa Cruz e o Hospital dos Inocentes, bastante marcado por sua proporção e repetição de colunas, que davam sustento e forma à uma planta de cruz latina. 



Mies van der Rohe (1886-1969), arquiteto alemão nascido em Aachen, já levou alguns prêmios para sua estante, como o Prêmio Antonio Feltrinelli, e é um ícone do modernismo na arquitetura. A famosa frase “menos é mais” é atribuída ao grande profissional alemão, considerado um dos nomes mais influentes da área no século XX. Foi professor da Bauhaus e bastante conhecido pelo estilo International style. Mies ficou famoso pela Cadeira Barcelona ou Brno, que parece “flutuar”. O projeto estrutural mais conhecido do profissional foi o Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona. 



A “inapropriada” forma utilizada pelo arquiteto para se manifestar durante um discurso na Espanha, aos 85 anos – como observa-se na imagem por meio da palavra ‘shit’ – foi o grande motivo desta série ilustrativa.
Frank Gehry (1929-) é um arquiteto canadense naturalizado norte-americano, detentor de um dos cobiçados prêmios Pritzker (conquistado em 1989), considerado o Nobel da arquitetura. É dono de um olhar e estilo únicos e grande representante do pósmodernismo. Dentre suas obras mais notáveis estão a Casa Dançante, famosa construção em Praga feita em colaboração com um arquiteto tcheco, e o Museu Guggenheim Bilbao, hoje um dos principais monumentos visitados da Espanha.

Veja abaixo três obras destes profissionais:


Cúpula da catedral Santa Maria del Fiore, uma das primeiras do mundo a ser tão grande, e foi assinada por Filippo Brunelleschi.


Mies ficou famoso pelo projeto estrutural Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona. 


Museu Guggenheim Bilbao, hoje um dos principais monumentos visitados da Espanha, foi assinado por Gehry.


COMENTÁRIOS

  • Dominique - 01/02/2015 15h50
    Fantástica a Matéria. Parabéns
  • Paulo - 27/01/2015 09h40
    adorei a do Frank Gehry!!!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.