CONSTRUÇÃO COM CONTÊINER

Já pensou em fazer uma casa ou escritório utilizando os icônicos contêiners marítimos? A tendência chega com força e sinaliza que veio para ficar.

Publicado em: 27/01/2015
Os contêiners foram criados em 1937 pelo então motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, Malcom Mc Lean. Desde essa época, não só o transporte de mercadorias no mundo todo mudou, mas também a arquitetura sofreu influências desses modulares largos e empilhados. As leves estruturas de aço transmitem uma atmosfera urbana e contemporânea, além de contar com uma iconografia marcante, que remete a encaixes de brinquedos, tornando-se um elemento lúdico.
Estima-se que 90% de todos os produtos disponíveis no mercado global seja transportado por eles, ou seja, são mais de 5 mil navios de contêiners que cruzam os oceanos, levando mais de 100 milhões de cargas, a cada ano. Com os conceitos de sustentabilidade e construções sustentáveis cada vez mais em destaque, arquitetos e designers resolveram reaproveitá-los na realização de projetos contemporâneos, diferentes, ecológicos e criativos.
O interessante dos contêiners é que a tecnologia modular permite uma queda considerável – para além da metade – no tempo e no custo da obra, quando comparado às técnicas convencionais. Além de realmente fazer esse diálogo com o sustentável, claro, pois recupera um componente industrial e explora soluções construtivas totalmente inovadoras, mostrando que existe uma forma de se reaproveitar de forma consciente.
No mundo todo, vários são os projetos que utilizam de contêiners como base de suas construções. O uso mais frequente é como abrigo temporário, especialmente em áreas abaladas por terremotos e outros desastres naturais, e em guerras, como a do Golfo, de 1991, época em que serviram para transportar prisioneiros iraquianos.


O acampamento Oncupinar, na Turquia, recebe imigrantes da Síria utilizando casas feitas a partir contêiners.

Em Amsterdã, em 2006, a empresa holandesa Tempohousing construiu mais de 1.000 casas para estudantes, feitas a partir de contêiners vindos da China. Esta é a maior vila de contêiners do mundo. No mesmo ano, no sul da Califórnia, o arquiteto Peter DeMaria projetou os dois primeiros andares de uma casa contêiner. O projeto final é de tirar o fôlego, tamanho charme que os modulares adicionaram à construção.


Parte do condomínio estudantil construído com as caixas de aço, em Amsterdã.


A fachada da casa projetada por De Maria evidencia os dois modulares, pintados de branco.


No Brasil, mais precisamente no Tapuapé, em São Paulo, pensado para se integrar à praça que já existia no lugar, existe o escritório H²O Arquitetura. O projeto do local é todo pensado na questão ecológica e na questão da ocupação pública, mostrando o quanto pode ser fácil e viável viver/trabalhar/morar de forma mais sustentável. Os nomes que comandam o ateliê são Anselmo Olivera Jr. e Aleks Almeida.


Os sócios do escritório H²O Arquitetura.

Quando perguntamos à dupla o que eles conseguiam destacar como a maior vantagem para a utilização dos contêiners, eles foram bem firmes. “São várias as vantagens da utilização dos contêineres: é no conceito e na qualidade que podem gerar espaço, é a flexibilidade do material. Nosso interesse foi o de atribui-lo em nossa obra e mostrar às pessoas que é possível morar, trabalhar e estudar dentro de um contêiner, tirando a impressão ruim que existe referente ao material”.
Concluindo o assunto, Oliveira Jr. ainda fez uma declaração interessante acerca do tipo de material que as pessoas fornecem. “O conceito que temos em mente é que é possível fazer muito com o que parece pouco, à primeira vista. O luxo não está nas marcas dos materiais, mas na forma como a arquitetura é usada”, declara.

Separamos incríveis projetos que utilizam dos contêiners em sua estrutura ou são a estrutura em si! Aproveite para se inspirar: