BULES CHINESES

Coleção incrível, com nove peças, revisita a famosa cultura do chá na China, e apresenta bules diferentes para cada situação.

Publicado em: 24/11/2014
A cultura do chá na China faz da bebiba uma das necessidades básicas do dia a dia de seu povo. Dentre o consumo de arroz, óleo e sal, o chá deve ter prioridade na vida do cidadão, que o consome para fins sociais, gastronômicos e de saúde, com medicamentos herbários. O legado estético da louça desta cultura é o partido principal do projeto que busca resgatar sua elegância. Jeff Dayu Shi, fundador da Dragonfly Design Center, foi o responsável pela adaptação da tradição à realidade contemporânea, fazendo com que as peças possam ser convidativas à nova geração.



A partir dessa ideia foi criada uma série com nove peças exclusivas de bules e um armário de bambu altamente trabalhado para o armazenamento da coleção. Vale ressaltar que as peças são feitas à mão e que cada uma delas foi pensada para um tipo de chá diferente, já vindo adaptadas aos modos de preparo de cada um deles.



Cada bule é feito individualmente por artesãos experientes, e suas formas são feitas à mão. O resultado final, embora aparentemente seja o de um formado denso e robusto, guarda uma pequena surpresa: é extremamente delicado ao toque. 

A matéria-prima utilizada é o barro, não só pela estética, mas por funcionalmente agregar valor aos bules. Eles contém minerais que neutralizam os polifenóis do chá e adicionam um sabor extra às bebidas quentes. O interior de cada bule possui uma colmeia com pequenas aberturas que auxiliam na filtragem do líquido.


Detalhe da colmeia que filtra a água e favorece a separação de líquidos e folhas, por exemplo.

O que ainda pode ser mencionado é o fator estético das peças. É possível observar uma pequena oscilação de cores na superfície dos bules. Essa mudança de cor é um resultado causado por uma substância que se transforma no forno durante o tratamento térmico e endurecimento. Estas ocorrências acidentais são sabiamente controladas pelos artesãos, que utilizam seus anos de experiência e técnicas avançadas para criar uma aparência que expressa uma sensação única de charme para cada objeto.

Conheça mais peças da coleção:












Caixas/armário que são vendidas juntamente aos nove bules. Com o bambu todo trabalhado, a peça tem um acabamento fino e sugere proteção às peças, que são de barro e merecem espaços próprios, especialmente desenhados para elas.