CASA PSICODÉLICA

Artista norte-americana compra casa de 1840 e a transforma numa obra de arte.

Publicado em: 19/11/2014
A artista norte-americana Kat O’Sullivan começou a viajar na adolescência, quando aos 17 anos, em 1993, foi para seu primeiro destino fora dos Estados Unidos, a Itália, por meio de um programa de intercâmbio através de uma escola de arte de Milão. Não deu muito certo, porque naquele momento Kat descobriu que não encaixava-se muito bem naquele tipo de ambiente. E desde então, tem visitado países nos mais diferentes continentes. No Brasil, esteve por duas vezes visitando a Floresta Amazônica. Além disso, já esteve na África, em Chiang Mai, na Tailândia, na Guatemala, em vários países da Europa, na Índia, nas Filipinas, no Peru, na Colômbia e em muito outros lugares.


A antiga moradora desta construção de 1840 era uma senhora que ali viveu durante 60 anos. A artista e seu marido, com a ajuda de amigos, transformaram o lugar em uma casa muito colorida e cheia de vida.

No ano de 2009, em meio inclusive a uma viagem para a Mongólia, Kat e o marido, Mason, resolveram comprar uma casa próximo a Woodstock, em Upstate New York, região do estado de Nova Iorque. Desde então, a artista vem dispensando algum tempo para personalizar a casa e declara: “ela está ‘em progresso’ eternamente”, uma vez que ela ainda vive viajando, conhecendo novos lugares e dando voltas no mundo – literalmente.


A casa, embora mantenha as estruturas originais de sua construção, possui agora outra áurea. O estilo despojado da artista norte-americana é perceptível em toda a renovação do projeto

A casa, com estruturas originais dos anos 1840, teve a aparência totalmente renovada. A pegada psicodélica, presente em toda a obra de Kat O’Sullivan, seja em seus sweaters ou em sua arte, é a grande estrela. Paredes exteriores e cômodos sentem de forma forte a presença da psicodelia, carregada em cores vibrantes e na decoração.

Confira detalhes dessa incrível reforma, que durou anos e contou com as mãos amigas de vários conhecidos de Kat e Mason. 


Na ocasião do registro desta foto, Kat lembrou o quanto suas glória-da-manhã estavam tendo um excepcional  ano. Muito floridas e em várias pencas, as flores estavam dialogando de forma natural com as cores da casa.

Devido a serem tão vivas, as cores de Kat geram muita conversa na internet. Muita gente comenta em postagens como a desta foto, e uma grande parte acha que as imagens são frutos de tratamento no Photophop ou possuem algum tipo de manipulação. Mas não é edição, é fruto de um trabalho árduo.

Em outro ângulo e com uma parte do espaço que criou, com a ajuda dessas pedras sobrepostas. O resultado final é fantástico.


Nesta foto, a artista aparece posando em frente a um dos grandes campos de flores que plantou ao redor da casa. Na ocasião, Kat não sabia como cuidar de plantas. Entre trancos e barrancos, ela tem se virado.


Nesse ambiente, o banco vermelho, primeira peça de estofado produzida pela artista, é o grande charme. As cores estão sempre muito presentes.


Aqui, um pedaço da cozinha. Para a artista, este cômodo é coração da casa. Dessa forma, ela acredita que foi o cômodo mais difícil de ser idealizado e executado.

Neste outro clique, a parte que faltou da cozinha. Note que as cores estão sempre vivas. É possível observar adornos que a artista traz de suas andanças pelo mundo. 


Na imagem à esquerda, a reformulação da cozinha. Antes, não havia janela. A aplicação dessa grande abertura proporcionou uma incrível luz toda manhã. À direita, a escada nova da residência. A artista brinca que sempre que está nesta parte da casa se sente numa obra de MC Escher.


Um dos cômodos mais sóbrios da casa, o quarto de hóspede mostra um lado bem clean de Kat. Sua assinatura fica presente nos adornos, que adicionam um pouquinho da psicodelia da artista ao cômodo.


Nas palavras da própria Kat, "o banheiro é totalmente branco. Até eu preciso de um tempo, né?" O cômodo é bem discreto, e inspira à calmaria. 

Créditos das imagens: Katwise, site da artista.

COMENTÁRIOS

  • Bete Costa - 23/11/2014 20h15
    Que criatividade tem essa artista....Ousou mas com muita harmonia e disciplina. Parabéns!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.