O NOVO MUSEU DE KENGO KUMA

Escritório japonês apresenta projeto de museu que será inaugurado em 2015.

Publicado em: 10/11/2014

Museu projetado por escritório japonês abusa de componentes locais para a composição da construção: pedra, vidro e alumínio são os três eixos.

O escritório do japonês Kengo Kuma e seus associados foi contratado para a construção de um museu de tirar o fôlego e que já tem nome e data de inauguração. O Toyama Glass Museum será inaugurado em 22 de agosto do ano que vem e faz parte de um projeto maior de revitalização da cidade japonesa de Toyama, muito importante para a história industrial do Japão.


A construção está prevista para ser inaugurada no próximo ano.

O conceito do prédio leva em conta materiais comuns à região e é sustentado em três eixos: pedra, vidro e alumínio. Combinados, esses três elementos criam uma fachada impressionante, que em um momento reflete e em outro dispersa a luz. Dessa forma, durante todo o dia existe a possibilidade de se enxergar inúmeras fachadas.


A biblioteca faz parte do projeto maior de revitalização da cidade de Toyama. A madeira dos painéis que revestem o átrio é de origem local.

A construção foi pensada para ser um complexo cultural. Internamente, uma passagem espiral serve de acesso aos pisos superiores do prédio. O átrio do museu é revestido de painéis de madeira de origem também local e abriga dois outros espaços do complexo: uma biblioteca e uma central de um banco local.


Vista da rua da multifacetada fachada do Toyama Glass Museum. O projeto tem uma impressionante veia estética.

A área total da construção será de 26 .700 metros quadrados e a obra já está em andamento. 

Mais detalhes da impressionante fachada do museu.