RIO DE JANEIRO VISTO DO CÉU

Em projeto genial, o fotógrafo Nilo Lima recria paisagens do Rio de Janeiro com uma perspectiva estonteante.

Publicado em: 16/01/2015
O Rio de Janeiro é fonte de inspiração para diversas vertentes artísticas, sejam elas musicais, plásticas, arquitetônicas... Dona de beleza inigualável, a cidade é um dos destinos mais buscados para se visitar no mundo graças às diversidades cultural e ambiental. Dentre as opções naturais temos praias, lagoas, trilhas, uma vista ímpar e uma cidade completamente viva.
Fotógrafo há mais de 50 anos, Nilo Lima teve uma vida profissional cheia. Morou em Nova Iorque, trabalhou para diversas agências e, quando voltou ao Brasil, montou um escritório no Jardim Botânico. Há pouco mais de 14 anos, dedica-se a um interessante (e muito belo) projeto chamado de Rio das Alturas.


Capa do projeto "Rio das Alturas", lançado pela editora Andrea Jakobsson. Com 160 páginas e 130 imagens, o livro traz incríveis fotos aéreas tiradas por Nilo Lima na cidade do Rio de Janeiro.
 
Em Rio das Alturas, Nilo fotografa toda a cidade do Rio de Janeiro do alto. Imponente de qualquer jeito, a cidade posa para belíssimas fotos, ressaltando o que há de mais bonito para se ver na capital carioca. No livro, estão disponíveis vistas incríveis da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar, da Pedra da Gávea, da orla de Ipanema e Copacabana. Estes são apenas alguns exemplos da série de fotos que o fotógrafo conseguiu captar para o projeto. 

Nesse incrível clique, Nilo Lima capta toda a extensão da orla do Leme e um pedaço da Praia de Copacabana ao fundo. 
 
Em mais de 200 horas de voo, patrocionados pelas empresas Helisight e Helisul, companhias que oferecem passeios de helicóptero com vista panorâmica, Nilo Lima conseguiu reunir material suficiente para o lançamento do livro, que recebeu também incentivos fiscais da Lei Rouanet. A ideia surgiu após um arquivo com cerca de 50 imagens de sua autoria circularem na internet. Nilo recebeu e-mails com elogios e propostas do mundo inteiro. 

Nilo Lima se arrisca nos esquis do helicóptero para alcançar os maravilhosos shots de sua obra.  
 
Dono de um olhar e trabalho poéticos, o fotógrafo consegue transformar paisagens corriqueiras em obras de arte, uma vez que as composições das imagens vão além do meramente factual. No livro, são mais de 130 fotos. Em algumas delas, o helicóptero chegou a ficar a 3 quilômetros de altura. Embora seja perigoso e muito difícil tirar fotos com a aeronave em movimento, Nilo enfrenta o desafio com facilidade, pois é acostumado com a altura desde os 16 anos, quando foi aceito na Divisão Aero-terrestre do Ministério da Guerra, tornando-se o mais novo paraquedista militar do Brasil. 


Um dos cartões postais da cidade, o calçadão de Copacabana, visto de cima, num festival de cores e formas. 
 
Para a composição da obra, Nilo Lima precisou equilibrar-se no esqui da aeronave, e de muito fôlego e coragem para se arriscar e conseguir os cliques disponíveis em seu livro. Além da seleção que foi para o livro, existem na internet diversos blogs mantidos pelo profissional, com cliques novos e antigos das mais diversas áreas da cidade e do Estado. 


Nessa imagem, é possível ver o Leblon e Ipanema. Ao fundo, muito imponente, é também homenageada a bela Lagoa Rodrigo de Freitas.
 
Conheça mais do trabalho de Nilo:

Neste clique, Nilo Lima faz o retrato do Leblon e do Morro Dois Irmãos, ao fundo. 


Nesta imagem, o Pão de Açúcar foi fotografado no cair da noite. As nuvens são uma paixão pessoal de Nilo Lima.


Envolto em uma das grandes paixões do fotógrafo - as nuvens - o Pão de Açúcar é fotografado de madrugadinha, quando o sol começava a nascer.


Nesta linda composição, o Cristo Redentor e o Corcovado é visto em primeiro plano. Em segundo plano, estão a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.


Um dos bairros mais icônicos do Rio de Janeiro - Ipanema - é retratado de forma completa: da Lagoa Rodrigo de Freitas, à esquerda, à orla, à direita.

TODOS os créditos, claro, são do fotógrafo Nilo Lima.

COMENTÁRIOS

  • Lúcia - 19/05/2015 15h39
    Você vende uma de suas fotos em alta resolução para ser ampliada para recobrir uma parede? Grata.
  • Rachel Rubim - 26/03/2015 18h26
    Adorei o livro e gostaria adquirir a foto da Praia. Por favor entrar em contato.Desde ja agradeço.
  • Virgínia Monte - 13/11/2014 10h44
    Adorei ! Não poderia haver cenário melhor e mais bonito que o RIO, lindo de ver e registar.
  • Equipe Anual Design - 11/11/2014 12h05
    Olá, Myriam. Sim, o livro está à venda em várias livrarias do país, como a Travessa, no Rio de Janeiro.
  • Marcia Rocha - 09/11/2014 21h50
    ao vivo o rio é lindo mas aqui fica emocionante! gênio!
  • Myriam De Mello N.A Bak - 07/11/2014 15h07
    Adorei o livro l, lindíssimo Esta a venda?

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.