DADO CASTELLO BRANCO GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL

Arquiteto e urbanista é um dos grandes nomes da cena contemporânea nacional e um dos expoentes da Galeria Espasso, em Nova Iorque.

Publicado em: 26/09/2014



 
Dono de um olhar elegante e detalhista, Dado Castello Branco é um profissional extremamente cuidadoso. Por isso, uma das maiores preocupações em seus projetos é conseguir adicionar conforto e sofisticação na medida ideal, transformando ambientes requintados em cenários extremamente funcionais. Arquiteto e urbanista formado em 1993 pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, fez sua especialização na École Speciale d’Architecture, em Paris, na França. Com mais de 20 anos de mercado, Dado se dedica hoje a dois principais mercados: às áreas corporativas e aos residenciais de alto padrão. Uma de suas prioridades é o respeito pelas características e desejos de seus clientes, que ele leva em consideração desde o início de qualquer projeto.


Na composição deste projeto de interior, o arquiteto utilizou a poltrona Jangada, de Jean Gillo, para finalizar a decoração do living. A madeira, um dos elementos mais utilizados por Dado, está presente em vários momentos. Para conhecer o projeto inteiro, clique aqui.
 
Uma das características visivelmente comum à maior parte do trabalho de Castello Branco é a qualidade e a forma que seus traços carregam. Com o profundo apuro estético que possui, o profissional trabalha com linhas puras e com enfoque no equilíbrio de suas composições. A pegada mais clássica, uma das mais utilizadas pelo profissional, é sempre acompanhada de um casamento perfeito com outros estilos, principalmente o moderno. O arquiteto faz bastante uso de cores claras, e o contraste fica por conta de sua decoração de interiores, carregada de tecidos e tons suaves, além das madeiras. Inspirado por inúmeras referências clássicas e modernas, o arquiteto consegue fazer a fusão dessas duas linhas bem distintas de estilos. Dessa forma, apresenta soluções e ideias que extrapolam a criatividade, funcionando como o diferencial de sua obra. 


Nessa espécie de living dentro de uma sala de piscina, de 42 m², Dado Castello Branco mostra o principal de sua paleta de cores: tons neutros - como o bege e o cinza - intercalados com as poucas cores do restante dos objetos de decoração. Para ver o projeto todo, clique aqui!
 
Essas obras, por conta do peso e da importância que carregam, já não se restringem apenas ao cenário nacional. Dado rompeu fronteiras e hoje possui projetos espalhados mundo afora, como nos Estados Unidos, país no qual possui trabalhos realizados na Filadélfia, em Nova Iorque e em Aspen. Além da arquitetura e do design de interiores, Dado Castello Branco demonstrou recentemente uma afinidade gigante com o desenho de movelaria. Assim, assinou o trabalho de algumas peças da ETEL, esculpindo na madeira a sofisticação de seu traço único.


Desenhada por Dado em 2006, a cadeira Francisco é disponível em madeira certificada e tecido ou couro, no assento. Esta é uma das peças que estão exposta na Galeria Espasso, em Nova Iorque.

Com o nome mais que consolidado na cena brasileira, seu mobiliário circula também na Galeria Espasso, em Nova Iorque. O espaço é especialista em móveis de designers brasileiros, e dentre seus expoentes se destacam os grandes Isay Weifeld, Arthur Casas, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, dentre outros. 

Nessa side table denominada Gêmeos, criada em 2011 pelo arquiteto, Castello Branco consegue transmitir o modernismo de seu traço. Esta peça também está exposta no showroom da Galeria Espasso, em Nova Iorque.