BLISS, A FOTOGRAFIA DO WINDOWS

Conheça a história por trás da foto mais vista do mundo e as paisagens que levaram seu autor, Charles O’Rear, a mudar o rumo de sua carreira.

Publicado em: 05/09/2014
Talvez não saiba, mas você já conhece ao menos um trabalho do americano Charles O’Rear, e provavelmente já ficou alguns minutos olhando para sua fotografia, em busca de uma inspiração. Fotógrafo por 25 anos da National Geographic, Chuck, como é chamado, fotografou uma das imagens mais vistas do mundo, a Bliss, fundo de tela do Windows XP. Aquela paisagem harmoniosa de uma colina de grama verde e de um céu azul puro, com algumas nuvens que parecem ter sido pinceladas e que fez parte do cotidiano de bilhões de usuários do Windows XP.



Morador de Napa Valley, California, Charles O’Rear registrou esse momento por acaso, quando estava a caminho da casa de sua namorada, ao norte de São Francisco, na Califórnia, em uma tarde de janeiro de 1996. O fotógrafo conta que já havia observado a intensidade do verde das encostas durante o período das chuvas na região, e confessa que estava em um leve estado de alerta. Mas quando se deparou com essa paisagem, logo após uma grande tempestade, Chuck ficou impressionado com a pureza das cores, parou seu carro no acostamento e com sua Mamiya RZ67 (uma máquina japonesa de médio formato) fez apenas quatro cliques. Na época, O’Rear trabalhava em uma coletânea de fotografias suas sobre as vinícolas de Napa Valley, e como esta foto não seria pertinente, ele a vendeu para a Corbis, uma agência de fotografias fundada em 1989 por Bill Gates.



Em 2001, para o lançamento do Windows XP, os engenheiros da Microsoft procuravam no banco de dados da Corbis por uma imagem que transmitisse paz, calma, alegria e ao mesmo tempo estimulasse o cérebro, quando escolheram a foto de Chuck, que eles batizaram de Bliss (em inglês: plenitude ou felicidade). Entraram então em contato com O’Rear para negociar a venda, e a entrega dos negativos. O fotógrafo não revela a quantia recebida pela foto, mas conta que nenhuma transportadora se interessou em levar o envelope com os negativos, devido ao alto valor comercial destes, então ele foi pessoalmente a Seattle, à sede da Corbis, entrega-los. A foto tal qual a encontramos no Windows não sofreu alterações de photoshop.
Charles O’Rear nasceu em 1941 em Missouri e, após uma movimentada carreira como fotojornalista e inúmeras viagens pelo mundo a serviço da National Geographic, resolveu se instalar em Napa Valley, após descobrir sua paixão por fotografar vinhedos durante uma reportagem que fez sobre a região em 1978. A região fica próxima a São Francisco e é mundialmente reconhecida pela qualidade dos seus vinhos, e suas paisagens são um verdadeiro atrativo turístico. O’Rear se dedica hoje à publicação de coletâneas sobre o tema e se tornou um especialista em fotografar vinícolas. O Anual Design selecionou algumas fotografias deste artista, quase familiar, apaixonado por paisagens e vinhos.












O local da foto Bliss, como o encontramos hoje.