STOCKHOLM WATERFRONT

Arquitetura e arte misturam-se inusitadamednte em projeto de multifuncional sueco.

Publicado em: 17/09/2014
Localizado numa das áreas de maior destaque de Estocolmo, o Stockholm Waterfront, assinado pelo escritório White arkitekter ab, fica próximo à estação de trem central da cidade. O lugar é um dos mais movimentados da capital sueca, com milhares de passageiros transitando por ali diariamente. Além disso, a baía de Riddarfjärden e a proximidade com a prefeitura tornam o point ideal.



O projeto tem área de 24.600 m² e consiste num edifício multifuncional, dividido em três partes bem distintas: uma sala de conferência e apresentações culturais mais próxima ao nível da água, um prédio de escritórios e um hotel com 400 quartos, ligado diretamente à sala de conferência. Uma parte triangular do terreno foi o grande desafio dos arquitetos, pois não seria possível acomodar uma sala com três mil assentos e uma sala de jantar com dois mil lugares praticamente no mesmo lugar.



A solução de White, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, foi aproveitar assentos de dupla utilização aliados à suspensão de uma grande parte do hall da sala de conferência. Ela foi levantada para além dos limites da construção, criando uma estrutura localizada acima da entrada do prédio. Essa estrutura conseguiu atingir o objetivo de ligar a sala de conferência ao hotel. Para tanto, o skyline da cidade foi alterado, devido ao tamanho da estrutura. Para a execução deste detalhe, foi necessária autorização das autoridades locais e também do cliente.



A parte superior da sala de conferência acabou ganhando uma forma livre que interage bem com o movimento dos viadutos e dos cais que ficam em torno do edifício. Os assentos desta parte totalizam em 1.500 lugares, e permitem uma rápida conversão em duas salas separadas. Na parte inferior, é possível adicionar um número semelhante de visitantes em lugares estilo cinema.



De forma alternativa, os assentos do piso inferior podem ser recolhidos para proporcionar um espaço de cerimônia para 2.000 convidados.


Fotos: Wojtek Gurak