PEARL BAY RESIDENCE

Contemporânea residência sulafricana teve baixo orçamento e uma espetacular execução.

Publicado em: 10/09/2014
Uma moderna casa na praia é o sonho de consumo de muitos. Neste trabalho, criado pelo escritório australiano Gavin Maddock Design Studio, a cliente solicitou um refúgio para feriados, onde ela pudesse descansar. Com um orçamento bem limitado, a decisão do time de arquitetos foi a de criar uma casa contemporânea, com vista para o mar. A primeira situação encontrada pelos arquitetos foi o nivelamento do terreno.



De um lado, as dunas de areia eram mais altas. A solução encontrada foi a de igualar as dunas, proporcionando uma vista do mar nivelada com casa. O resultado foi uma construção de 600 m², com dois pavimentos, e planejada com um imenso espaço ao ar livre.



A residência foi contemplada com três quartos, quatro banheiros, amplas salas de estar e jantar, uma galeria, salas de estudo e de tevê, decks, terraço e varandas. A vista para o oceano é possível de quase todos os cômodos da construção. A arquitetura e o design de interiores não se preocuparam em definir um estilo único para a casa, dispondo de diversos pontos de vista estéticos.



O projeto teve grande inspiração da costa oeste da África do Sul, a qual abusa das texturas e de casas brancas e simples, remetendo-se ao Mediterrâneo de forma quase imediata.



As formas verticais são bem valorizadas na construção. Os pavilhões dos andares e as janelas são cortados até o parapeito para enfatizar a verticalidade da obra. A casa apresenta um senso de conexão ininterrupta tanto na parte interna quanto na externa. As lajes são de concreto, e contrastam com o gesso das paredes, o que acaba focalizando ainda mais na linha vertical utilizada no design.



Com o intuito de se criar uma vista mais “limpa” do projeto, foram evitadas estruturas que criassem um tipo de moldura natural do skyline. Horizontalmente, a casa tem apenas 14 metros. Com a mesma intenção, a maior altura da casa chega aos 3,3 metros. Também neste sentido, a privacidade foi outra preocupação do time de arquitetos. 



Por isso, a casa tem suas laterais e frente fechadas, proporcionando mais conforto e sossego. Dessa forma, o projeto foi idealizado para que futuros vizinhos não interfiram na intimidade dos moradores.

Fotos: Adam Letch