LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE JORGE ZALSZUPIN

Goiânia sedia noite de autógrafos de livro que conta a trajetória do designer.

Publicado em: 26/08/2014
Goiânia foi palco do lançamento do livro Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil, escrito pela professora-Doutora Maria Cecília Loschiavo. O evento aconteceu no Espaço ETEL do Armazém da Decoração, e seguiu com noite de autógrafos com a autora. A publicação é a primeira obra com conteúdo exclusivo sobre o trabalho do designer, tornando-se, de imediato, grande contribuição para o estudo e conhecimento geral do design moderno do Brasil, tema que ainda é carente de bibliografia. No livro, a trajetória do profissional é contada por meio de seus trabalhos e ideias vanguardistas.



A produção do livro foi fruto de uma parceria entre a empresa ETEL, responsável pela reedição das peças de Zalszupin atualmente, seus representantes no restante do país e colecionadores ligados à obra do designer. Na capital goiana, o espaço ETEL no Armazém da Decoração, criado no final de 2013, possui um show room permanente com as principais coleções reeditadas pela marca.
Maria Cecília é filósofa e professora titular de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Além de já ter participado como pesquisadora visitante de programas de pós-graduação no exterior (Estados Unidos, Japão e Canadá), ela recebeu o primeiro lugar no Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, com o livro Móvel Moderno no Brasil.

Sobre o designer


Jorge Zalszupin é um arquiteto e designer polonês naturalizado brasileiro. Nasceu em Varsóvia no ano de 1922, e chegou ao Brasil em 1949. Por volta de 1952, o profissional se associou a um grupo de marceneiros e lançou a fábrica l’Atelier, produzindo móveis de escritórios. Logo a empresa deixou de ser artesanal para embarcar em produção seriada. Anos depois, após a dissolução da empresa, Jorge se dedicou exclusivamente à arquitetura, ofício nunca abandonado.
Jorge desenvolveu projetos de uma série de residências, que hoje ocupam bairros nobres  em São Paulo, como a Avenida Paulista e o Vale do Anhangabaú. Em 2005, a ETEL começou a produzir os móveis da fase artesanal da l’Atelier, incluindo um dos itens mais famosos: a poltrona Dinamarquesa, construída com jacarandá e estofada, pés palito e com desenho dos braços e pés frontais que muito lembram os traços de Niemeyer.

SERVIÇO
Lançamento do livro Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil (Maria Cecília Loschiavo)
Data: 26/08, terça-feira, a partir das 19h30.
Local: Espaço ETEL, no Armazém da Decoração (Rua 90, número 174, Setor Sul), em Goiânia.