SELEÇÃO DE FACHADAS

A Anual Design separou 30 projetos de fachadas para você se inspirar.

Publicado em: 13/08/2013
O portal Anual Design selecionou para você 30 fachadas dos mais diversos escritórios de arquitetura disponíveis em nosso site. Como gosto e estilo são muito pessoais, convidamos você a escolher os que mais lhe agradam. Se for do seu interesse, sugerimos que clique nos links localizados abaixo de cada descrição para conhecer um pouco mais sobre o projeto destacado.
Caso queira sugerir outras fachadas que, para você, deveriam estar na lista, indique-as no comentário no final da página. Queremos sugestões!

Reunimos em um outro post uma listagem de projetos com fachadas em linha reta que impressionam pelo apuro estético e as diferentes possibilidades. Clique no link e confira: http://www.anualdesign.com.br/blog/10617/fachadas-em-linha-reta/



Casa Jardins Milão


Projeto Residencial
A decisão em manter o desnível de terreno em um projeto é uma maneira ousada, pela carga de dificuldade que possivelmente o profissional possa encontrar. Nesta casa, desenvolvida por Cláudia Oliveira, a profissional optou por manter o desnível do terreno e conseguiu aplicar a escalona como meio de trabalho. Ela desenvolveu volumetria externa e o jogo de telhados equilibrados na edificação.  Área construída é de 340 m². Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Residência Águas Claras DF


Casa Bossa Nova
O projeto idealizado por Andrea Zôrzeto foi composto para agregar ao paisagismo já presente no local, que tem vista para o lago Paranoá em Brasília. A profissional usou a madeira para destacar o estilo contemporâneo da casa térrea, que tem ainda garagem integrada. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Casa do Músico
A construção pesada, marcada por um grande pórtico com pergolado de metal e um volume lateral cilíndrico em tijolo, que remete à construções do famoso arquiteto suíço Mario Botta, ganha leveza e tropicalidade com um bom projeto paisagístico composto por palmeiras de grande porte e outras gramíneas menores. Beatriz del Giudice  fez a idealização de dois blocos que comportam residência e no outro escritório e estúdio de gravação. Destaque para a entrada que é composta por um jardim aberto que dá acesso à área social interna que de um lado tem a casa e do lado oposto ingresso ao escritório. Para diferenciar os ambientes, tanto parede quanto portas foram pintadas pela mesma cor, dando preferência por um mobiliário sóbrio que ganha notoriedade por causa do contraste de tonalidades. Para a fachada a profissional optou por destacar a natureza usando um tom pastel que ganha realçamento com o verde da arborização. Confira o projeto completo aqui.


Casa 2


Casa Bola
Nessa casa moderna, a arquiteta Ana Paula de Castro conseguiu um efeito utilizando o elemento circular vazado em uma de suas paredes. Este forte grafismo criado tira partido de uma simples parede com recorte e mostra como um bom projeto arquitetônico, sem maiores gastos adicionais, consegue através da criatividade inovar com soluções impensadas. A profissional compôs o ambiente integrando área verde, luzes naturais e modernidade com o uso de concreto circular e formas geométricas retas. O ambiente apresentava um problema de insolação que foi solucionado pela instalação de brises nas áreas mais afetadas. Os volumes da fachada são valorizados pela iluminação natural que é grande destaque do projeto esta na exploração da iluminação natural que propicia à fachada apresentar tonalidades diferentes ao longo do dia por meio do jogo de sombras e luz. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Residência LC 


Casa Bertolini
O volume pronunciado da fachada remete aos clássicos projetos modernistas. Localizada na região de Bento Gonçalves e assinada pelo Studio Paralelo, possui gradação de aberturas que controlam o acesso e privacidade dos ambientes. A área social é mais aberta e transparente e a íntima mais preservada. Há uma quebra do hermetismo dos ambientes privativospor aberturas circulares, que se repetem em zenitais junto da entrada. Os arquitetos, Luciano Andrade e Rochelle Castro, organizaram o programa em dois pavimentos.  No térreo elevado, o acesso e a varanda formam um espaço aberto em “L”, que integra as porções frontal e posterior da residência. No interior, a circulação acompanha a fachada da frente, da entrada até a suíte, passando primeiro pelos ambientes de serviço, depois a área social, chegando até o setor íntimo. A garagem e a adega ficaram em um semi-subsolo. E em uma edícula separada do volume principal foi colocado um forno à lenha, sanitário e reservatório de água. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Residência Contemporânea


Refúgio São Chico
A fachada está praticamente camuflada no meio da densa vegetação, com volumetria reta. Porém, o uso de materiais industriais fazem o contraponto com a própria natureza. O refúgio São Chico foi construído com estrutura em estrutura metálica e paredes trabalhadas com gesso e madeira. Apropriado para o clima frio da serra gaúcha, esse sistema oferece maior controle da temperatura e acústica confortável. Fundações com blocos de concreto seguraram a estrutura e compensaram o desnível do terreno. Luciano Andrade e Rochelle Castro idealizaram um projeto que fosse, além de um refúgio aos proprietários, um espaço com design industrializado, que se contrasta com o ambiente externo da mata gaúcha e mantém a originalidade ao fugir do padrão campestre da região. Estabelecida por duas caixas retangulares: uma metálica, localizada na área íntima com duas suítes em lados opostos e a outra em madeira e vidro, onde a área social e serviço estão localizados. O destaque está no deck de entrada, que feito em madeira se adapta perfeitamente ao ambiente, tornando-o, também hall e varanda.


Casa Fazenda Arruda 1
Georgia Silveira e Tayná Gonçalves idealizaram um projeto que remetessem ao estilo mais clássico de casas de fazenda com o uso de arcos e varandas ao redor de toda a concepção da casa e que permite a visão de toda a área da fazenda. A integração dos ambientes foi desenvolvida pela disposição das áreas internas, compostas de quatro suítes, do living ligado à sala de jantar, a sala de TV à varanda e cozinha a cozinha gourmet. Os materiais usados para revestimento da edificação foram alvenaria e concretos de mosaico de pedra, que conferem a casualidade e elegância junto à madeira usada no deck e na porta pivotante. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Casa dos Umbus
Projeto Casa dos Umbus das profissionais Arytana e Ticiana D'Avila Stefenon Tartuce compõe um estilo moderno e atual para a fachada. O branco, as linhas retas e volumes destacam-se na porta vertical com acabamento em madeira que contrasta com o chapiscado escuro lateral. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Casa Favilla
Para ver mais fotos desse projeto, clique aqui.


Casa dos Brises


Casa S3 
Larissa Dias projetou uma casa contemporânea, com aparência moderna, mas acolhedora e livre de modismos. Como está em uma posição de destaque, sobre um elevado, todas as fachadas receberam tratamento especial. A arquitetura é imponente e atemporal, com linhas simples e uma volumetria sofisticada. Para ver mais fotos desse projeto, clique aqui.


Casa Bela Vista
O revestimento externo desta casa térrea foi desenvolvido pela designer Denise Zuba e trabalhado buscando incrementar o uso de tijolos envelhecidos e as tonalidades mais neutras para maior valorização da fachada e arquitetura da estrutura. O paisagismo é presença marcante e agrega à arquitetura do plano. O projeto tem aproximadamente 2100 m². Para saber mais sobre este projeto, visite sua página clicando aqui.


Casa Guarujá


Casa no Lago Sul e Interiores
Casa térrea no Lago Sul em Brasília desenvolvida por Fátima Alvim. O uso do vidro pela profissional permite uma vista limpa para todo o ambiente externo. Ela manteve a base neutra tanto para as cortinas quanto para os toldos que compõem um ramo da área externa. O acabamento em madeira estrutura a contemporaneidade do projeto. Ocasionalmente, o efeito de luzes e sombras compõe ao projeto junto ao paisagismo presente. Para saber mais sobre o projeto visite a sua página clicando aqui.


Casa de Tijolinhos
O arquiteto Marcos Queiroz tinha apenas uma exigência do proprietário, que o projeto tivesse tijolos em sua estrutura. Marcos idealizou um espaço de integração total com a natureza permitindo ventilação e sombra. A área da piscina compõe a área externa com o paisagismo presente ao redor de todo o projeto. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.
 

Casa Alphaville
Tratando-se de uma casa térrea, esta fachada apresenta formas retas que destacam-se pelo uso da madeira da passagem de entrada e que com o uso do branco compõem o projeto assinado por Ana Paula de Castro e Sanderson Porto. O painel de brises proporciona semitransparência da área interna. O projeto paisagístico que agregam ao projeto é de Fernanda Simão. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Embaixada da Suécia
Contrariando as expectativas de projetos suntuosos para embaixadas, a embaixada da Suécia na capital federal foi desenvolvida pelo arquiteto e design de interiores Helge Zimdal, que apresentou um layout simples dos edifícios que são agrupados em forma de quadrado. A inovação está na inclusão do alojamento do pessoal no mesmo plano do projeto. Os prédios são baixos e revestidos por azulejos azuis e telhas vermelhas em espigão.  Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Paisagismo em Residência
Nil de Sousa idealizou uma área verde que utiliza elementos clássicos inspirados em palácios e castelos europeus compostos na paginação nos pisos que permite a integração do jardim tradicional da fachada com a área de lazer. Destaque para as características tropicais com as palmeiras. Na fachada lateral o uso de vasos de tonalidade escura distribuídos simetricamente a uma área com estátuas agrega ao piso de entrada de carros. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Casa Meia Lua
Teresa Cristina Del Papa idealizou um projeto que permitisse a convivência familiar e que além de prático trouxesse conforto aos proprietários. O telhado de duas águas e a garagem com pé-direito alto concede impacto à entrada, que tem na porta pivotante em formato esférico o elemento chave da fachada. Com cores em tonalidade clara, os ambientes da área social não se confundem com  o restante da casa, que permitem o a privacidade os moradores, sem que isto afete o bom funcionamento das áreas de lazer. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui


Embaixada da Colômbia


Casa Pa
A estrutura da residência é composta por dois volumes conectados. A implantação se deu em um eixo longitudinal e de forma a não interferir no perfil natural. A vegetação foi aproveitada como parte do projeto, estabelecendo uma área de vivência entre o solo e as árvores. Andrade Morettin Arquitetura idealizou um projeto que agregasse ao espaço já existente na área de criação: um lago e uma área arborizada quase que em sua plenitude. A casa é composta por dois blocos, um deles apresenta o volume principal com madeira Jatobá e fechamento de policarbonato alveolar. Em outro pavimento o vidro foi incorporado para permitir a vista para o lago e incorpora a paisagem natural do ambiente interno. O segundo bloco, composto pela área de serviço, cozinha, banheiro e reservatório de água e gás contrasta-se ao primeiro, pois tem um volume mais fechado. Um dos destaques do projeto está relacionado a gradação de transparências que respondem à luz natural do espaço. Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Residência Lago Norte
Para saber mais sobre este projeto, visite a sua página clicando aqui.


Casa Alta


Casa Brasília - Isay Weinfeld
No projeto de fachada da Casa Brasília de Isay Weinfeld, a estrutura é horizontal com traçado linear.A varanda é sustentada por pilares conectando o pavimento térreo ao superior. Os materiais usados pelos arquiteto são a madeira e pedra que ganham destaque no contraste com as paredes brancas e com o vidro para dar a amplitude à área de 1100 m² do projeto. Tendo a assinatura carimbada de Isay, a escada em espiral é o meio de acesso ao terraço. Clique aqui para saber mais sobre o projeto. 


Casa do boi - Leo Romano
A Casa do Boi foi projetada por Leo Romano e sua criação apresenta arquitetura contemporânea valorizada pela estética da conexão dos dois pavimentos por pilares. Acrescentando ao projeto, uma das fachadas laterais recebeu mosaicos que ganham destaque do lado da rua garantindo a privacidade aos moradores. Do lado oposto, os pilares em formatos geométricos dão a sensação de liberdade. Para saber mais, clique aqui


Hotel Fasano - Isay Weinfeld
A fachada imponente harmoniza o rústico da construção sob as rochas com os caixotes minimalistas construídos em linhas retas em um terreno de 480 hectares. Para mais fotos, clique aqui.
 
 
 


COMENTÁRIOS

  • Carlos Roberto J Santos - 17/02/2015 12h26
    SÃO FACHADAS BEM MODERNAS E BEM AGRADAVEIS E ELABORADAS

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.