FLIP 2014

A Festa Literária Internacional de Paraty homenageia Millôr Fernandes, que ganhou exposição inspirada em seus desenhos e publicações.

Publicado em: 01/08/2014
A décima segunda edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, começa dia 30 de julho e segue até 03 de agosto, no domingo. A programação principal do evento conta com 47 autores de 15 nacionalidades, a maioria em participação inédita. Entre eles estão Cacá Diegues, Eliane Brum, Paulo Mendes da Rocha, Marcelo Gleiser, Marcelo Rubens Paiva e Gregorio Duvivier.


 
Esta ano, a Flip homenageia Millôr Fernandes, que esteve entre os convidados da primeira edição do evento, em 2003, e trouxe duas novidades: o Show de Abertura, com a cantora Gal Costa, que foi gratuito, assim como a transmissão ao vivo da programação principal no telão.



Outra atração é exposição sobre Millôr Fernandes, na Casa da Cultura, que cria uma ambientação inspirada no mundo do desenho e das publicações que ele editou e/ou criou, de O Cruzeiro, já no final dos anos 1930, a Pif-Paf,O Pasquim e a consagração na grande imprensa.



Temas como humor, arquitetura, ciência, pensamento indígena e crítica ao poder, característica do trabalho do homenageado, permeiam as mesas literárias. As programações da Flipinha, uma ação com significado social e educativo voltada para as crianças, e da FlipZona, a “ala jovem” com iniciativas de cultura, educação e tecnologia, completam a festa.