ANIMAÇÃO ILUSTRA IRONICAMENTE GUERRA ENTRE ISRAEL E PALESTINA

Filme de apenas três minutos resume o embate milenar entre as duas nações.

Publicado em: 31/07/2014
Há tempos a guerra entre Palestina e Israel é noticiada por todos os meios de comunicação. Entender o que desencadeia esta “Guerra Santa” é quase que ocasionar outro embate, pois as duas vertentes defendem veementemente a posse daquelas terras e mesmo que nós fiquemos confusos sobre a origem de toda esta hostilidade, sabemos e vemos que ela existe e é de verdade. São centenas de milhares de inocentes mortos a cada novo conflito, mas não vamos entrar neste mérito. Uma maneira bem irônica encontrada pela cartunista Nina Paley para expor sobre estes embates foi a criação de uma animação que ilustra o conflito entre as duas nações.



Com a denominação “This land is Mine” (“Essa terra é minha” em tradução livre), escrita, dirigida e ilustrada pela cartunista, ela resume, em três minutos, a história das brigas entre as duas nações. A artista explica que a canção do curta é uma paródia da ‘Canção Exodo’, que era “uma trilha sonora do sionismo americano na década de 1960 e 70, que visava expressar o direito judaico por Israel”. De acordo com ela, ao “colocar a música na boca de todos os partidos em guerra” está “criticando” a canção original.



Nina Paley faz parte do questioncopyright.org, grupo que preza a licença de direitos de cultura livre. Sua animação mais conhecida e divulgada é "Sita sings the blues", de 2009, com aproximadamente 800 mil visualizações.