KARIM RASHID E A IMPORTÂNCIA DO DESIGN

Em sua nova coluna, Angela Borsoi fala do novo trabalho do designer egípcio e de um novo produto que substitui o gesso no tratamento médico.

Publicado em: 04/07/2014


O Prizeotel, em Bremen, Alemanha, foi projetado por Karim Rashid, arquiteto egípcio considerado um dos maiores nomes do design atual. Ele também é autor deste projeto, em 'Designocrasy', que é um exemplo de design a preços acessíveis a todos. Este é o lema deste hotel. Segundo Karim, "O design é para todos e representa cada aspecto de nossa existência humana. Eu sempre quis projetar um hotel muito barato e finalmente tive a oportunidade com Prizeotel."






O projeto do Prizeotel cria uma experiência única para os viajantes e é inovador no mercado, pois com um baixo custo de hospedagem, especialmente para os dias de  hoje, seu projeto de design de interiores coloca uma estética de 'Design Inovador', com o diferencial  de ambientes humanizados, com  qualitade e cuidados estéticos, comprovando que o "Design não é supérfluo, mas sim uma necessidade humana que estimula o 'desejo', onde você sente o belo  e não consegue expressar com palavras , este prazer'...
 Apenas 'o sente' em uma estadia momentânea e num hotel econômico", completa Karim.


Uma diária no hotel custa apenas 59€. O projeto maximiza escolhas e utilização de materiais e mobiliário de alto desempenho para obter o maior impacto, com o mínimo de investimento.


O hall de entrada compreende um bar, estação de internet, buffet e um terraço ao ar livre. A jornada do convidado continua no andar de cima, com mais surpresas visuais pelos corredores, oferecendo amenidades tais como: iPod player, lâmpada e tv de tela plana nos apartamentos etc. O Prizeotel fornece todas as necessidades e detalhes de um hotel boutique high-end e ainda cria uma experiência única para os hóspedes.



Karim diz do espaço: "Eu usei no Prizeotel muitas das mesmas regras que eu uso para minhas demais criações, como: criar grandes espaços em branco com toques de cores fortes e positivas, derrubar paredes que não são estruturais e abrir espaços, tanto quanto possível.Ter 'menos', mas o melhor mobiliário, tentando substituir 2 ou 3 peças, por uma".
O desafio para Karim Rashid, cuja imaginação não tem limite e sua ousadia de ‘repensar o banal’ na criação de muitas peças de nosso cotidiano (algumas hoje fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MOMA), foi lidar com as restrições orçamentárias, encontrando soluções criativas de 'alto design', com uso de material reciclado, como tapetes e azulejos a baixo custo.




A necessidade do cliente é realmente a necessidade do hóspede do hotel.
 Além do visual do interior,  Karim Rashid Inc  projetou e selecionou a música, o shampoo, o sabonete, o cheiro dos produtos de limpeza, o logotipo, os uniformes do pessoal, o site do hotel e um sistema de TV, que permite ao cliente fazer check-out do seu quarto, escolher seus filmes e visualizar informações locais sobre a cidade de Bremen.




E, continuando o tema sobre a Importância do Design + Modernização, vemos agora que gesso é passado: "Designer inventa peça que acelera recuperação de fraturas em pessoas". 
Isso porque o designer industrial turco Deniz Karasahin desenvolveu um produto que pode ser moldado de acordo com as medidas de cada pessoa e impresso em 3D.




DESENVOLVIDO PELO TURCO DENIZ KARASAHIN, O PRODUTO CONECTA-SE A UM EQUIPAMENTO DE ULTRASSOM.








Conhecido como 'Osteoid', o produto possui furos que permitem melhor ventilação, além de reduzir a coceira e o mau cheiro normalmente proporcionado pelo gesso.
 Fora todas as vantagens, o novo conceito de mobilização pode ser ligado a um equipamento de ultrassom que promete acelerar o tratamento, 40% mais rápido que o procedimento atual. O produto ainda passa por fase de desenvolvimento. Quem nunca engessou o braço ou a perna jamais teve a chance de exibir as canetadas e assinaturas que se tornaram “símbolo” dos tombos e quedas de bicicleta, skate e outras improváveis formas de “se quebrar” por aí. E para quem nunca viveu nada disso, agora, imagino que o gesso pode estar com os dias contados!


Até a próxima...

COMENTÁRIOS

  • Tereza Simis - 09/10/2017 18h15
    Achei seus comentários muito legais e consistentes. Revela domínio no ato projetual e também denota ser uma profissional de vivência em se tratando de design de interiores!! Pá!!!
  • Paulo Moreira - 02/07/2014 07h13
    Fantástico esse projeto, parabéns Ângela estou fã da sua coluna no anual.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.