OS GÊMEOS PINTAM AVIÃO PARA SELEÇÃO BRASILEIRA

Dupla de grafiteiros brasileiros pintou a fuselagem do Boeing 737, que vai ficar à disposição do time de Luiz Felipe Scolari durante o torneio.

Publicado em: 26/05/2014
A Copa do Mundo de Futebol da FIFA está prestes a começar e ainda não param de surgir novidades relacionadas ao maior evento de futebol do mundo. A companhia aérea Gol, responsável por deslocar a seleção brasileira durante o evento, convidou os grafiteiros brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos, para assinar a pintura do Boeing 737.



Essa dupla, que já é habitué do site da Anual Design (veja esta outra matéria publicada aqui) e é internacionalmente conhecida, com trabalhos em vários países da Europa, Estados Unidos e Cuba, precisou de 1.200 latas de spray e uma semana para concretizar a obra, que ainda foi submetida a testes de aderência da tinta usada na fuselagem do avião de 177 lugares. A aeronave foi coberta por rostos de homens e mulheres, jovens e idosos, na característica paleta amarelada d´Os Gêmeos. O intuito é que todos os brasileiros sintam-se reconhecidos no grafite. Além disso, os artistas queriam dar status de obra de arte ao avião. “A gente transformou o hangar num ateliê”, contou Otávio. Ele informou em entrevista que a ideia nasceu há cerca de um ano, mas a intenção da dupla vai além de enfeitar a aeronave que transportará o Brasil na Copa. Eles esperam atenuar o clima sisudo dos aeroportos. "Queremos quebrar um pouco a rotina, fazer as pessoas se distraírem", disse Gustavo.



Apenas as asas não receberam o desenho por questão de segurança. Segundo o engenheiro de interiores e pintura, Alexandre Martins, o cinza original foi mantido para facilitar a percepção de eventuais problemas, como vazamentos ou danos.
O voo inaugural foi realizado dia 27 de maio entre Belo Horizonte e São Paulo. Além dos voos da seleção durante a copa, o avião atenderá as demandas normais de viagens. Após a competição, será incorporado à frota, o que explica o fato de nenhuma mudança ter sido feita no interior da aeronave.

OS GÊMEOS



Paulistas nascidos em 1974, os irmãos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo formam a dupla de grafeiteiros mais famosa do Brasil. Aclamados internacionalmente, desde 1986 pintam os muros de grandes cidades, começando pelo centro da cidade de São Paulo, onde passaram a infância e a adolescência. Em suas obras, cada pequeno detalhe é componente importante na criação do mundo fantástico, cheio de histórias cotidianas em forma de poesia.



O mundo encantado em que vivem todos os seus personagens e que funciona como a janela da alma única dos irmãos gêmeos é repleto de uma mistura harmoniosa entre realismo e ficção. A imaginação são as asas que Os Gêmeos usam para ir aos mais divertidos e ilusórios lugares que habitam suas mentes, e assim as suas histórias dançam entre dois importantes pilares: o olhar sonhador que possibilita a materialização de um mundo cheio de fantasias, e as críticas incisivas sobre as dificuldades enfrentadas por tantos cidadãos espalhados pelo mundo. Dessa união nascem obras que invocam um universo lírico e criações que mesclam ambas projeções, como se os próprios personagens mágicos criticassem com olhos inocentes toda a discrepância que existe nesta sociedade.



Caso queira ver a matéria sobre o avião no blog da Gol, clique aqui.

COMENTÁRIOS

  • Carmen Lucia S. Teixeira - 19/04/2021 15h09
    Olá gêmeos, trabalho em uma empresa de pesquisa no RJ, na Ilha do Fundão. Eu Carmen Lucia sugeri um trabalho de vocês em um local de aproximadamente 15m altura e 30 de largura e 20 de profundidade. Medidas aproximadas. Obs. O trabalho que vcs fariam. Mas, a ideia (o desenho) do graffiti já está no projeto. Vocês teriam que reproduzir, claro com uma "pitada" de vocês. Vocês têm interesse em conversar mais sobre o trabalho. Se positivo, aguardo um retorno em meu e-mail. carluhei@gmail.com
  • Lilly Andri - 25/06/2014 10h27
    Adorei, achei super interessante e apoio a ideia de uma cidade com mais cor e alegria.
  • Rubens - 27/05/2014 22h48
    Horrivel. As companhias aereas, principalmente as asiaticas, possuem exemplos muitos melhores de pinturas em avioes que "atenuam o clima sisudo dos aeroportos"... Esse aí ficou simplesmente feio.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.