MOSTRA ARTEFACTO

A marca convidou 15 arquitetos para homenagear 15 personalidades que atuam na cidade.

Publicado em: 29/05/2014
Para a edição deste ano da tradicional Mostra Artefacto, a loja de Goiânia adotou o tema “15 por 15”. Ao todo, são 15 profissionais que assinaram 15 ambientes homenageando 15 nomes tarimbados do mercado goiano: Amaury Menezes, Carlos Araujo, Fernando Costa Filho, Iêda Jardim, Luiz Olinto, Marcelo Solá, Helenir Queiroz, José Batista Júnior, Marcus Mestre, Pedro e Vera Torminn, Cristiana Lôbo, Lilia Teles, Lalá Noleto e Nila Branco.
Os cenários atendem diferentes estilos de vida, com concepções práticas criadas para inspirar, despertando grande identificação com o público. Desde o dia 15 de maio, os espaços assinados por renomados profissionais do segmento de arquitetura e design de interiores estão abertos para visitação por um período de um ano, das 9 às 19h (segunda a sexta) e das 9 às 13h (sábado). Além da vitrine inaugural assinada pelo arquiteto Fábio Marques, fazem parte da mostra salas de estar e de jantar, quartos de casal em variados conceitos, lounge, varanda gourmet e escritório – todos decorados com os novos produtos da Coleção 2014 da Artefacto, que traz este ano o conceito “contemporâneo orgânico”, que mistura de forma harmoniosa, materiais, fibras e cores, reforçando a identidade made in Brasil da marca. Entre os destaques, móveis e acessórios inspirados no estilo Art Déco conferem ecletismo e modernidade a diferentes ambientes.
Espalhados nos 1.100 m² de showroom, os ambientes são harmônicos, customizados, o que permite ao cliente empregar sua personalidade, criando projetos exclusivos através da escolha de tecidos, acabamentos e até mesmo da utilização da peça.
A Artefacto é uma das mais importantes marcas de design brasileira, possuindo 12 lojas no Brasil, 3 nos Estados Unidos (Miami), 1 no México e 1 no Panamá. Com 38 anos de existência, está sempre em busca de inovações e de novas tendências internacionais e nacionais que possam incorporar à marca estilo, qualidade do design e valor de mercado. Nos próximos anos, o CEO Paulo Bacchi pretende expandir os negócios para países da África, Europa e do Oriente Médio.
 
Veja abaixo os ambientes da mostra 2014:
 
Espaço Gourmet por Pedro Ernesto Gualberto e Leandra Castro
Personalidade: Amaury Menezes


Foto: Edison Garcia

Um espaço com estilo contemporâneo e despojado foi projetado pelo arquiteto Pedro Ernesto Gualberto e a designer Leandra Castro para homenagear o mestre das aquarelas, o artista plástico Amaury Menezes. Traços retos, espaços amplos, paredes revistadas em pedra e espelhos e móveis feitos em madeira bruta são alguns dos diferenciais desse espaço confortável, que promete atender pessoas que gostam de ficar e receber em casa. As cores bege e preto, predominantes no ambiente, contrastam com as belas obras de arte de Amaury Menezes presentes no espaço.
Veja outros projetos da dupla aqui.
 
Estar e Jantar por Symonne Brandão 
Personalidade: Carlos Araujo


Foto: Edison Garcia

Um dos principais nomes da arte contemporânea, Carlos Araújo, com inúmeras exposições, incluindo obras expostas no Museu do Vaticano, inspirou a criação de uma sala de estar e jantar, onde as sensações de bem estar, conforto e sofisticação, criam uma atmosfera bastante acolhedora. Como proposta, a design de interiores Symonne Brandão buscou refletir a personalidade e o estilo de vida de seu homenageado, uma pessoa culta e espiritualizada. No espaço ambientado para receber familiares e amigos, o grande espetáculo é a vasta obra do artista. Para reverenciá-la, ela apostou em uma bancada que envolve todo o ambiente de estar e jantar permitindo expor suas criações de maneira singular. O livro “Bíblia – Citações”, uma edição especial com 685 páginas e cujo prefácio foi escrito pelo Papa Bento XVI, ganhou destaque especial no ambiente. A mistura de diferentes materiais, a leveza de tons suaves como o branco, o bege e off-whites, além da tecnologia vista no painel de espelho - que esconde um televisor de 32", convidam o visitante a explorar cada detalhe de uma forma bastante contemplativa.
 
Quarto Casal por Mônica Torminn Crosara e Manoel Balbino
Personalidade: Cristiana Lôbo


Foto: Álvaro Elkis

A homenagem ao estilo de vida da jornalista goiana e comentarista da Globonews Cristiana Lôbo traz um toque de tudo. Ao mesmo tempo em que a sofisticação é materializada num refúgio, onde os limites são o conforto e a acolhida, é possível desfrutar de praticidade para curtir uma leitura descompromissada ou mesmo, acompanhar o noticiário sem perder o foco na notícia. Assim é o quarto de casal projetado por Mônica Torminn Crosara e Manoel Balbino. Cores claras e neutras, associadas a tecidos leves, trazem a sensação de tranquilidade e convidam ao descanso. Além de um lustre de cristal, que confere suntuosidade ao ambiente, as obras de Siron Franco e DJ Oliveira despertam para um momento de contemplação.
Entre na página dos profissionais e conheça outros projetos.
 
Vitrine por Fábio Marques 
Personalidade: Fernando Costa Filho


Foto: Edison Garcia

A obra de Fernando Costa Filho, reconhecido como um artista moderno, cosmopolita, dono de uma arte sintética e dramática é materializada em telas que inspiram a raciocinar. Em reverência a este trabalho, a vitrine inaugural concebida por Fábio Marques é ​conceitual, despojada e moderna​. Além de uma tela ​gigante ​do artista, concebida no rigoroso inverno de Nova Iorque deste ano, uma "chuva" de nylons, vinda do teto, chama atenção para o mobiliário. O destaque é que apenas dois produtos estão expostos na área de 60 metros quadrados. A proposta convida para um frescor singular, anunciando de forma misteriosa, a sofisticação que promete conquistar os perfis mais exigentes quando o assunto é decorar com estilo.
 
Escritório Escada por Sonia Prado 
Personalidade: Helenir Queiroz


Foto: Edison Garcia

Liberdade para se concentrar, num espaço onde os recursos de integração e funcionalidade garantem conforto sob medida. Apreciadora de uma boa leitura, a empresária e presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz ganhou uma varanda integrada à biblioteca. ​O ambiente projetado por Sonia Prado tem como destaque, a interessante utilização do acesso às escadas numa composição confortável, clara e arejada para os momentos de leitura. 
Conheça outros projetos da profissional aqui.
 
Lounge por Leo Romano 
Personalidade: Iêda Jardim


Foto: Álvaro Elkis
 
Para a sua participação na ​Mostra Artefacto, Leo Romano buscou inspiração na consagrada trajetória da artista plástica Iêda Jardim. Com ela, o arquiteto tem desenvolvido diversos projetos que são verdadeiras obras de arte.​ Um lounge foi criado para celebrar suas criações de livre expressão, que incluem escultura, cerâmica e objetos singulares, cujos traços são identificados pela perfeita harmonia. No espaço, Léo Romano, reconhecido pelo talento, criatividade e ousadia dos projetos que assina, acolheu as obras de arte de Iêda Jardim de forma genial. Um trabalho, que imprime a identidade do arquiteto e da artista plástica.
Para ver outros projetos de Leo Romano, clique aqui.
 
Jantar por Sérgio Sarmento
Personalidade: José Batista Júnior


Foto: Edison Garcia

A elegância, determinação e sucesso do empresário José Batista Junior inspiraram o arquiteto Sergio Sarmento na ambientação de uma sala de jantar, que traz um conceito contemporâneo associado a traços clássicos. Atento ao perfil discreto do empresário, o espaço é clean e proporciona uma sensação de conforto e requinte. Obras dos artistas goianos Siron Franco e Divino Sobral se destacam em meio aos ​objetos cuidadosamente​ escolhidos para complementar o ambiente.
 
Estar e Jantar por Taciana Borges e Elisa Veloso
Personalidade: Lalá Noleto


Foto: Álvaro Elkis

Inspiradas na trajetória da empresária e blogueira Lalá Noleto, as arquitetas Taciana Borges e Elisa veloso criaram um espaço onde o moderno e o contemporâneo estão presentes, assim como tudo o que a homenageada proporciona a seus fieis seguidores e leitores. Apostando na proposta do rústico natural, a sala de estar e jantar é descontraída, sugerindo funcionalidade e conforto para contemplar bons momentos de descanso. As referências da trajetória de Lalá Noleto também estão expressas com arte. Na parede, chama atenção uma obra do criativo artista plástico Hal Wildson. Ele é conhecido por um trabalho, cujas bases de produção contemplam fotografia, pintura, colagem e literatura. 
 
Quarto Casal por Kerley de Melo
Personalidade: Lilia Teles


Foto: Álvaro Elkis

O ambiente clássico contemporâneo assinado pela arquiteta Kerley de Melo para homenagear Lilia Teles transmite a sensação de organização e bom gosto, em total sintonia ao perfil coerente e ético da jornalista goiana. Tudo no ambiente é bem definido e com função, numa proposta que promete agradar casais que relacionam beleza a conforto. Além de uma tela de Fernando Costa Filho, tons que variam do branco, cinza, azul e bege conferem um ar despojado e chic ao quarto de casal.
Vá até a página da profissional e conheça outros projetos.
 
Quarto Casal por Bianca Keiko
Personalidade: Luiz Olinto


Foto: Edison Garcia

Para homenagear Luiz Olinto, a arquiteta Bianca Keiko escolheu um quarto de casal, que prima pela leveza e suavidade em tons predominantemente verde e branco. Treliças na parede, gesso com detalhes na moldura da parede e um painel de madeira para a janela são alguns recursos que conferem estilo à composição. Uma parede à frente da cama, abriga uma tela do artista plástico, escultor e ceramista, que é reconhecido no mundo inteiro, com trabalhos em vários países europeus.
Para ver mais projetos de Bianca, clique aqui.
 
Estar e Jantar por Doriselma Mariotto
Personalidade: Marcelo Solá

Foto: Edison Garcia

A designer Doriselma Mariotto apostou num espaço atemporal, onde contemporâneo e moderno se fundem para valorizar ainda mais as obras de Marcelo Solá.  O uso de materiais nobres sem modismo, associado ao mobiliário de qualidade, transmite o conforto ideal à sala de estar e jantar, projetada especialmente para atender a vários perfis de público. Ao mesmo tempo, tons que vão do branco ao bege evidenciam de uma forma muito interessante, os traços e a explosão de cores, tão presentes nas obras urbanas e dispersivas do artista.
Conheça outros trabalhos de Doriselma Mariotto em sua página.
 
Varanda Gourmet por Dalson Pereira
Personalidade: Marcus Mestre


Foto: Álvaro Elkis

Uma atmosfera descontraída e naturalmente sofisticada, onde a vegetação do jardim vertical proporciona conforto singular para curtir o clima de varanda. Assim é o espaço projetado por Dalson Pereira para homenagear o paisagista Marcus Mestre, diretor da Art de Vie, empresa pioneira na concepção de jardins verticais no Estado de Goiás. O espaço é charmoso e funcional, instigando momentos intimistas ao lado de boas companhias, sempre abertas a novas experiências quando o assunto é sabor. A disposição do mobiliário e o inteligente trabalho paisagístico comprovam que para ser aconchegante e convidativo não são necessárias grandes metragens.
Veja outros projetos deste profissional aqui.
 
Quarto Casal por Ana Paula Castro e Sanderson Porto
Personalidade: Nila Branco


Foto: Álvaro Elkis

O casal Ana Paula Castro e Sanderson Porto investiu em versatilidade para homenagear a agitada rotina da cantora Nila Branco. Como destaque, a composição contemporânea e funcional que dá vida ao quarto de casal poderia estar em uma casa, num apartamento, num hotel, enfim, em qualquer lugar, onde a sensação de conforto e bem-estar fosse necessária. Começaram imaginando a vida de cantores, que viajam constantemente, fazendo shows em várias cidades, a cada dia dormindo em lugares diferentes, geralmente, hotéis. Como seria o quarto ideal para quem passa boa parte do tempo longe da família e do conforto de sua casa? Nesta busca, diversos elementos serviram de inspiração: uma viagem, um desejo, uma exposição de arte, uma música... Em resposta, nada mais adequado do que um ambiente aconchegante para receber a artista, de forma calorosa, onde ela realmente se sinta acolhida. O espaço foi projetado para descanso e por isso, desde as cores, que vão de tons azuis aos esverdeados, à disposição do mobiliário, tudo contribui para que a artista recarregue suas energias.
Vá até a página da dupla e conheça outros projetos.
 
Jantar por Maurem Françoise
Personalidade: Pedro e Vera Torminn


Foto: Álvaro Elkis

A designer de interiores Maurem Françoise, que assina ambientes para o evento desde a sua primeira edição, se inspirou no sucesso profissional e exemplo familiar dos empresários Pedro e Vera Torminn para projetar uma sala de jantar acolhedora, onde o alimento do corpo e da alma está representado. A concepção valoriza a convivência, afetividade e união, num espaço que permite receber de maneira singular cada membro da família. Para abrigar os patriarcas, uma interessante disposição das cadeiras, onde o casal fica frente a frente, ao mesmo tempo em que deixam a cabeceira da mesa para ocupar uma posição mais centralizada, numa clara mensagem do cuidado de se doarem e estarem sempre acessíveis. Em alusão a momentos especiais, um baú de memórias, representando viagens, situações felizes e também de dificuldades.  Para homenagear uma trajetória empresarial bem sucedida e dedicada ao mercado de decoração, a designer de interior também evidenciou o amor, assinando telas delicadas que trazem trechos de músicas românticas e emblemáticas.
Veja outros trabalhos da profissional aqui.