O REVOLUCIONÁRIO CONCRETO FEITO DE AREIA E URINA

Estudante de arte escocês desenvolve banco a partir de urina, areia e bactérias, e pretende desbancar o tradicional cimento.

Publicado em: 14/05/2014
Peter Trimble, um estudante do Edimburgh College of Art, apresentou recentemente um banco criado por ele a partir de areia, urina e bactérias. Embora apresentado em forma de banco, a inovação está nos componentes do que ele chama de “biopedra”. Sua pesquisa é na verdade uma promessa de solução para dois problemas recorrentes da construção civil.



O primeiro é que o material descartado da construção civil não pode seguir para um aterro comum, e nem todas as cidades sabem qual destino dar a este lixo. O segundo, é que o processo de fabricação do cimento é um dos mais agressivos ao meio ambiente, sendo responsável por 5% das emissões de CO2 mundial. Além de ser praticamente custo-zero, esse banco é totalmente biodegradável e dispensaria o uso do tradicional cimento. Mas voltando ao assunto, sim, a receita leva urina.



Areia, urina e bactérias. As bactérias, entretanto, nada tem a ver com a urina, elas são chamadas de bacterium bacillus pasterurii e têm a função, nesta mistura, de solidificar areia pelo processo de precipitação da calcita presente. A urina, que é rica em nitrogênio, é necessária como agente ativador das reações químicas da bactéria.



Além da receita, o projeto conta também com um carrinho, que é uma fábrica portátil, onde um recipiente de aço inoxidável, uma bomba, mangueiras e um misturador processam os ingredientes e dão a forma desejada ao produto final. A mistura permanece em repouso por uma noite para garantir que a bactéria se prolifere por toda a forma. No dia seguinte, ele adiciona ureia e cloreto de cálcio, criando a reação química necessária para a solidificação do material. 



Trimble conta que foram vários experimentos até chegar às proporções corretas, e ao devido pH da urina. O resultado final é estruturalmente similar ao cimento, porém, já foi dito que, na maioria das aplicações, a novidade dificilmente substituirá o mesmo, por apresentar uma resistência significativamente menor que a do concreto, e pelo cloro presente na composição ser altamente corrosivo para as estruturas metálicas das construções. Mas já é um avanço!
O Anual Design separou este vídeo feito pelo artista e inventor Peter Trimble sobre seu projeto, confira:




COMENTÁRIOS

  • Thaís Moreira - 09/05/2014 19h08
    Matéria criativa!!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.