FOME DE ARTE

Exposição internacional “FOOD” leva ao Sesc Pinheiros obras que nos levam a questionar a nossa relação com o alimento.

Publicado em: 25/04/2014
Para quem estiver em São Paulo, até o dia 4 de maio, vale conferir a exposição “FOOD: Reflexões sobre a mãe terra, agricultura e nutrição” que convida, ou melhor intima, seus visitantes a refletir sobre nossa relação com a comida, processos agrícolas de produção, desigualdades, desperdício e fome.



Recém chegada da Suíça, a exposição multifacetada e provocante de arte contemporânea ocupa todo o 2º andar do SESC Pinheiros, e reúne programação integrada com palestras e exibição de vídeos sobre o tema. A concepção e curadoria são da diretora da ONG ART for The World, Adelina von Fürstenberg, que, para o Brasil, selecionou obras de artistas locais, que não integraram a mostra na Europa, como a do paulistano Eduardo Srur, que expõe Supermercado (2012), vídeo de performance em que faz uma crítica à sociedade de consumo e à cultura do desperdício.



Para tratar de um problema onipresente, artistas de várias partes do mundo foram convidados. Artistas de peso como Marina Abramovic, Stefano Boccalini, Pipilloti Rist, Antoni Miralda, Anna Maria Maiolino, Ymane Fakhir, entre outros, integram a parte de artes plásticas do evento, com trabalhos que abordam a falta ou o excesso de comida.



Além da exposição, a programação traz ainda cursos, palestras, oficinas e a exibição de filmes que abordam as relações entre a sociedade e o alimento - a comida como subsídio para a alma.  FOOD, que já foi exibida na Suíça, após a exibição em São Paulo seguirá para Marselha, na França, onde ocupará o MuCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo) entre outubro deste ano e janeiro de 2015.





Marina Abramovic, uma das artistas convidadas, já foi pauta de uma das matérias do Portal Anual Design. Clique aqui para conhecer outro projeto da artista.