GIGANTES DE MADEIRA INVADEM NY

O artista KAWS e suas esculturas gigantes na Mary Boone Gallery.

Publicado em: 23/04/2014
Duas gigantes esculturas em madeira, do artista KAWS, recentemente roubaram a cena cultural em NY durante exposição no Mary Boone Gallery. As esculturas são “Along the Way”, que traz dois Companions (personagem e marca registrada do artista) se abraçados em sinal de consolação, e “At This Time” na qual um Companion, curvado para traz, esconde os olhos em posição de horror. As esculturas medem cerca de 6 metros de altura, e impressionam pela qualidade e pela leveza que transmitem, apesar da imponência.







Com sua origem no grafitti, KAWS trabalha hoje com pinturas em acrílico, design de roupas e calçados e principalmente esculturas lúdicas, e é aclamado pela crítica como um toy designer. Sua marca registrada são dois X nos olhos, quase sempre, de personagens famosos da nossa infância. Seu primeiro toy, o Companion, baseado na figura do Mickey Mouse, foi um boneco de cerca de 20 cm, que para o espanto do criador, ganhou fama própria. Para o próprio KAWS o auge da trajetória artística do personagem, foi o convite da loja MACY’S para seu tradicional desfile de Ação de Graças em Nova York, no ano de 2012, no qual ele se juntou a um time de gigantes balões infláveis. Em 2013 Companion se destacou mais uma vez, após a MTV americana encomendar ao artista, uma versão sua do famoso Astronauta da estatueta para o MTV Music Awards, os fãs adoraram!





Alem da sua atual exposição Passing Through, que vem visitando as maiores galerias de fine art do mundo, podemos encontrar obras do artista em sua loja em Aoyama, distrito de Tókio, onde suas peças limitadíssimas, se esgotam em minutos, deixando muitos fãs de mãos vazias. Alguns toys menores podem ser encontrados na internet. Eles medem cerca de 22 cm e custam entre 300 e 900 US$. Recentemente uma escultura dessas de 5 metros,”Wonderful World” foi vendida por 400.000 U$ em leilão.



O mais incrível deste artista provocador e querido, é como ele consegue transitar em todos os meios, sem perder sua essência. Ele, um skatista que grafitava muros do Brooklin, e ganhou notoriedade no mundo underground ao fazer intervenções divertidas em cartazes dos pontos de ônibus de NYC, hoje assina coleções de marcas como Marc Jacobs, Nike, trabalha lado a lado com artistas do meio musical como Pharell Williams, e é um dos artistas contemporâneos mais requisitados pelas galerias de fine art.