GERENCIAMENTO EFETIVO DE OBRAS

Os arquitetos Apoena Parente e Gilson Freire contam como fazem para executar uma obra minimizando os problemas.

Publicado em: 17/04/2014
Assim como nas demais áreas, a arquitetura pede, além do conhecimento técnico, um certo jogo de cintura do profissional na hora de lidar com os desejos e sonhos do cliente, mas, acima de tudo, a experiência é uma grande aliada. Por isso, os sócios Apoena Parente e Gilson Freire estão sempre atentos aos erros e acertos ao longo de suas carreiras e já sabem como conduzir de maneira eficiente e segura todos os projetos que assinam.



Após uma primeira reunião informal para captar informações básicas, ou seja, o programa de atividades do cliente, a dupla faz uma pesquisa fotográfica e agenda saídas para aprimorar o estilo do cliente. “Visitamos lojas de materiais, lojas de móveis e edificações que agradem o gosto do cliente”, explicam.
Dois conselhos dos profissionais para quem quer começar a construir: primeiro, jamais more dentro da obre, e segundo, contrate um profissional para administração desta obra. Essa gerência efetiva da obra evita grandes transtornos e muita dor de cabeça para o cliente, mesmo que seja necessário gastar uma reserva financeira para isso. Acostumados com mudanças de opiniões por parte dos clientes, eles confessam que é preciso ter diplomacia, mas já alertam os colegas de profissão que é preciso saber bem o que cobrar novamente. “Caso seja modificação em projeto executivo, cobramos apenas os custos de produção. Caso seja um 'asbuilt' (alterações feitas durante a execução do projeto), é cobrado novo projeto. Isto tudo consta em proposta de trabalho”.



A dupla também toma cuidado ao conceber projetos com ventilação cruzada. Apesar de eficiente, facilita a entrada de poeira no imóvel e, para que portas e janelas não batam com força, devem ser presas. Já em relação a projetos com muito vidro, a dica é posicioná-los de forma inteligente para que eles não aumentem a temperatura da casa com o a incidência dos raios solares. “Caso tenhamos uma situação existente, resolvemos com cortinas específicas, brises e elementos de fachada”, ensinam.

Para saber mais sobre estes profissionais, clique aqui.