A REVOLUÇÃO DOS MICROAPARTAMENTOS

A tendência de apartamentos com cerca 30m² chega ao Brasil e mostra que é possível morar bem em pequenos espaços.

Publicado em: 08/04/2014
A onda dos microapartamentos já chegou nas terras brasileiras. De acordo com a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), em 2012 foram lançados na cidade de São Paulo 2.818 unidades residenciais com menos de 35 m² de área, o que equivale a um aumento de mais de 16 vezes em relação a 2008, quando os lançamentos totalizaram 169 unidades. O crescimento foi ainda mais impressionante quando as vendas em 2013 cresceram em 200% em comparação com o ano anterior.



Essa mudança de hábitos não está baseada apenas em uma tendência que os paulistanos se inspiraram em megacidades como Paris, Tóquio e Nova York. Há explicações para esse novo movimento na construção civil, como a redução do tamanho da família brasileira nos últimos anos, o envelhecimento da população e o elevado preço dos imóveis nos grandes centros urbanos.
Sem falar na consciência que muitos já internalizaram de que vivemos em um modelo de sociedade de consumo insustentável e que precisamos reaprender a viver com menos – menos espaço, menos produtos, menos consumo. Essas pessoas, em sua maioria, deixaram de lado o sonho por apartamentos majestosos e buscam a conveniência proporcionada por empreendimentos em bairros nobres, com fácil acesso a malhas de transporte e serviços. Ainda utilizando São Paulo como exemplo, construtoras e incorporadoras como a Vitacon, a MAC e a Fernandez Mera lancaram recentemente imóveis com metragem entre 21 a 30 m² em Perdizes, Alto da Boa Vista e Vila Nova Conceição.



Para confirmar essa tendência, o sócio-diretor presidente da construtora Vitacon, Alexandre Lafer Frankel, contou em entrevista que os compradores desses imóveis estão em busca de mais facilidade. “Em primeiro lugar, é um público jovem, solteiro. Mas também há idosos, casais sem filhos”, relatou. O preço varia de, por exemplo, R$ 8.000 a R$19 mil o metro quadrado.
Para viver bem em tão pouco espaço é preciso, antes de tudo, de criatividade. Mas designers especializados em microapartamentos estão aí para facilitar essa difícil missão com soluções inovadoras. Considerado o “guru” de empreendimentos compactos em Nova York, o designer e consultor canadense Graham Hill, criou a LifeEdited para mostrar como aliar uma vida com mais saúde, felicidade e dinheiro com menos objetos, espaço e energia. As saídas são incríveis, como os videos abaixo mostram (em inglês):







Se você está procurando dicas para decorar pequenos espaços, esses vídeos que a Anual Design separou são uma ótima fonte de referências. As camas embutidas nas paredes, ao contrário do que parece para muitos, requerem pouco esforço para serem montadas e liberam muito espaço quando “guardadas”. Para receber os amigos, um sofá acoplado na cama é a saída ideal. Um grande aliado nessas horas são os armários: neles, é possível guardar cadeiras dobráveis, utensílios, televisão e até um home-office. Sem falar que com a tecnologia atual é possível constrir armários móveis, que podem ainda criar um novo ambiente sem muita energia.


Nessa imagem, o armário abre espaço para a TV e podemos ver o sofá montado que, depois, irá dar lugar à cama embutida.


A cama montada e que depois será "escondida" na parede.


Os armários são grande aliados na hora de ampliar o espaço livre. Neles você pode guardar, além das roupas, cadeiras empilháveis ou até mesmo as peças de uma mesa montável.

Separamos também uma palestra que Graham Hill deu para o TED (com legendas em português), falando sobre seu projeto de viver em microespaços, com menos bens materiais, porém mais prazer, com mais espaço para as coisas boas.



Já falamos aqui no site sobre micro-escritórios também. Vai  dar uma olhada.

COMENTÁRIOS

  • Iolanda - 13/02/2015 20h15
    QUERIA SABER EM MEDIA QTO CUSTA CAMA DE SOLTEIRO E A DE CASAL PRA COLOCAR NO LOCAL DE TRABALHO NO CASO UM PEQUENO SALÃO DE CABELEIREIRO ONDE SERÁ DORMITORIO A NOITE GRATA PELA ATENÇÃO
  • Marcia B. De Campos - 07/05/2014 15h01
    Quero saber quanto custa essa cama de casal embutida com guarda roupa, achei muito lindo e pratico.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.