5 PROJETOS DE TIRAR O FÔLEGO

A revista Wallpaper escolheu 5 casas de arquitetos, designers e artistas, dentre eles, a de um brasileiro.

Publicado em: 24/03/2014
A casa onde o designer, o arquiteto, o artista mora sempre é uma pequena amostra da sua criatividade, da sua habilidade e, claro, um grande campo onde ele pode testar suas novas ideiais e materializar suas referências mais fortes. Conhecê-las por dentro e por fora, além de matar aquela curiosidadezinha, ainda indica novas tendências. Pensando nisso, a revista inglesa Wallpaper, uma das publicações mais respeitadas quando o assunto é design, arquitetura e lifesyle, separou cinco incríveis projetos de casas de criativos. Um deles, inclusive, é brasileiro.

CASA WOODBLOCK



A nova casa da tranquila, porém famosa, rua londrina de Hackney Road, a Casa Woodblock está ao lado de casas de importantes arquitetos, como Sergison Bates e Caruso St. John, e não faz feio. Assinada pelo escritório dRMM, foi projetada para o artista Richard Woods e sua família. Com fachada colorida, traz logo em seu exterior a marca registrada do artista, que são as madeiras, e os arquitetos responsáveis pelo projeto contam que o artista contribuiu, e muito, para o resultado final. Algumas obras de arte foram incluídas na casa, como a escada colorida.






Como tanto o escritório como o artista têm intimidade com o trabalho da madeira, o material abunda na residência, mas sempre com um estilo incomparável. A casa é para uma família de quatro pessoas e ainda conta com um ateliê para Woods e um jardim que garante boa ventilação. A luz natural também entra com facilidade na casa, criando, junto com a madeira, espaços com uma atmosfera única, e fazendo do material natural o protagonista da casa.

CASA DE YABU PUSHELBERG EM NY



O duo de designers Yabu Pushelberg, formado por George Yabu e Glenn Pushelberg - conhecidos por seus famosos design de interiores para hoteis, para residências particulares e flagship stores de marcas famosas -, optaram, para seu apartamento em Nova York em um prédio assinado por Richard Meier, por trabalhar com ricas texturas e um mobiliário escultural.





Com 4 mil metros quadrados, o imóvel está recheado de peças com silhuetas sinuosas que remetem ao clássico estilo dos apartamentos da 5th Avenue. Elegante, mas nada decadente; sutil, porém memorável; gracioso sem ser empertigado. Os espaços são como casulos dos quais você não quer sair. O contraste entre o claro e o escuro, e o mobiliário em madeira garantem um decór atemporal.

CASA HERRINGBONE



O Atelier Chanchan foi o responsável pelo projeto da Casa Herringbone. O nome da residência veio da sua distinta fachada em tijolos enfileirados no estilo, que é reconhecido por seu formato em V (mas que, mais tradicionalmente, é usado em tecidos). No terreno, havia restos de uma antiga e pequena residência e Zoe Chan, ao reconhecer o potencial do local, reinventou o local. O projeto ficou tão bom que foi o escolhido como residência inaugural de seu escritório e, ainda, sua própria casa. Como o espaço era bem anguloso, não há lugar para fortes.





Dividida em dois niveis, a casa é espaçosa e cheia de luz. Grandes portas retráteis de vidro, feitas sob medida para a casa, foram posicionadas nas duas pontas do pavimento inferior, oferecendo à designer a possibilidade de integrar o lounge e a cozinha aos dois jardins. A paleta de cores é suave, passando pelos marrons mais claros, nudes e off-white e o quarto, que segue este conceito, é um dos ambientes mais charmosos da casa.

APARTAMENTO DE LUCA CIPELLETTI 



Localizado em Milão, o apartamento do arquiteto Luca Cipelletti traz a assinatura do designer de moda Arthur Arbesser, que trabalhou durante vários anos para Giorgio Armani antes de lançar sua marca própria, em 2013. Para apresentar sua coleção de roupas femininas outono/inverno 2014, ele foi atrás de um apartamento na cidade que datasse os anos 1920, até encontrar o de Cipelletti.





O imóvel tem uma ambientação que mescla mobiliário produzido na metade do século passado por Gio Ponti, Ico Parisi e Guglielmo Ulrich, com peças mais radicais de Ettore Sottsass e Norman Foster. Como ali seria realizado o lançamento da coleção, a ideia foi criar um diálogo entre os móveis e a moda em cada cômodo. No living, por exemplo, uma obra de arte pintada à mão em grafite por  David Tremlett forma um fundo perfeito para o look assinado por Arbesser. “Como as roupas são um pouco andróginas, é interessante fazer seu lançamento em um apartamento masculino”, afirma o designer.

CASA BT



Um dos mais recentes do arquiteto Guilherme Torres é também sua própria casa. Uma mistura de design brasileiro tradicional e modernismo, o projeto possui um desenho intrigante e que funciona como um grande painel semipermeável, assegurando a privacidade tanto dos moradores quanto dos vizinhos.



Apesar de ter apenas dois andares, a residência tem ares monumentais e se projeta na paisagem como um grande monolito retangular flutuante. Essa enorme caixa de concreto é sustentada por dois blocos de alvenaria e poucos pilares, garantindo amplos vãos livres. Já fizemos uma matéria sobre esta incrível residência, por isso, se quiser saber mais sobre ela, clique aqui.