GARIMPO DESIGN EM LAS VEGAS E LOS ANGELES

Os segredos do olhar de Angela Borsoi em suas andanças, mundo a fora e onde, sem preconceitos, busca a beleza onde estiver.

Publicado em: 05/03/2014
Recentemente pude constatar in loco o visual da cultura urbana de Las Vegas, onde nos deparamos com a verdadeira cultura *kitch, representada em seus prédios, lojas e monumentos por toda a cidade! Há de se destacar: a reprodução da Roda Gigante de Londres, Millennium Wheel ou London Eye, que inaugura na cidade em março/2014, como High Roller, e também partes das cidades como Veneza, Roma e Paris, onde assistimos um desenrolar de monumentos amontoados e numa escala distorcida, ‘reproduzindo’ as características destas cidades iconográficas!


Réplica de Veneza com direito a passeios de Gôndolas.


High Roller de Las Vegas reproduzindo a London Eye.



A Purple Zebra, loja de bebidas onde você escolhe o copo gigante para enche-lo com a bebida de sua escolha.
         
Apesar disto, pude encontrar pontualmente algumas obras que fugiam deste padrão. Como o Hotel Boutique e Restaurante Nobu que, ao chegar na cidade, manteve suas características de design contemporâneo.


Restaurante NOBU do chef de peso, Nobu Matsuhisa, talvez o japonês mais famoso do mundo e a quem se credita a reinvenção da culinária japonesa.

Nobu Matsuhisa é sócio do estrelado ator Robert de Niro.

Ou como a Clínica Neurológica, inaugurada em Las Vegas em 2010, com um projeto de arquitetura desconstrutivista assinado por ninguém menos que o internacionalmente famoso arquiteto Frank Gehry, que se sobressai sobre o solo desértico do lugar!


O Centro de Lou Ruvo para a Saúde do Cérebro.             


Projeto arquitetônico de Frank Gehry. 

Em Los Angeles, ‘terra do cinema’, a coisa já é um pouco diferente... A cidade dos arranha-céus futuristas, em sua linguagem  arquitetônica, tem seu traçado urbano bem definido: cruzada por viadutos espetaculares!
Além dos passeios turísticos e da abundância de lojas em Shopping Centers, convidando-lhe ao consumo desenfreado, deparei-me com a exposição temporária de Alexandre Calder, no belíssimo Museu de Arte Contemporânea, Lacma, além de ver o seu sortido acervo de Arte Contemporânea - o que foi um bálsamo para minha alma.
E, apreciem um pouco desta maravilhosa exposição com a memória afetiva do olhar: «Tudo ao nosso redor conta uma história, nos diz algo que, às vezes, fica guardado em nossas lembranças e que, no devido tempo, se manifesta através de um objeto ou projeto que realizamos»
 
Alexander Calder, 1898/1976: artista plástico, escultor e pintor americano famoso pelos seus móbilis.


Lacma - acervo com exposição mista de Arte Abstrata Contemporânea.                          


Entrada do Lacma.                              
                       
E, encerro aqui, lembrando deste lema: “Nas viagens vemos sempre o novo e o velho, vemos as diferenças, criamos memórias e conhecemos outras pessoas que sempre nos enriquecem!

*O ‘kitsch’ é um termo de origem alemã usado para categorizar ‘design’ de valor estético distorcido e/ou exagerado, considerados inferiores à sua cópia existente. São frequentemente associados ao gosto mediano e pela pretensão de 'parecer, o que não é’, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomando para si valores de uma tradição cultural "privilegiada.