GOOGLE REVOLUCIONA COM SEU PROJECT TANGO

Gigante da tecnologia lança projeto de smartphone que mapeia o mundo ao redor do usuário.

Publicado em: 07/03/2014
Mais uma vez à frente dos concorrentes, o Google anunciou no final de fevereiro de 2013 mais um projeto que vale a pena ficar de olho. Batizado de Tango, veio para revolucionar o conceito atual de smartphone e mostrar que o futuro pode, e se depender da empresa norte-americana, realmente será incrível.
O projeto ainda está em seus primórdios e o Google está a procura de empresas para ajudar neste desenvolvimento, mas a ideia por trás de toda tecnologia é bastante simples: um celular que mapeia o espaço ao redor do usuário, dando ao aparelho um entendimento em escala humana do espaço e do movimento.



O protótipo criado contem hardwares e softwares customizados para fazer uma leitura 3D a partir do movimento do telefone, simultaneamente criando um mapa do local onde está. Tudo isso é possível graças à câmera de 4MP, aos dois processadores Computer Vision, a uma câmera que capta movimento e a um sensor de densidade que fazem aproximadamente 250 mil medições por segundo, atualizando a posição e orientação em tempo real e combinando essas informações em um modelo 3D do espaço ao redor do usuário.





Com o sistema operacional Android, ainda estão sendo desenvolvidos aplicativos e outras ferramentas para o aparelho, mas muita coisa pode mudar ainda, uma vez que o Google ainda está em busca de parceiros para esta jornada. A ideia é poder oferecer ao dono do celular a oportunidade de medir sua casa antes de comprar novos mobiliários, servir como guia dentro de grandes edifícios, ajudar deficientes visuais na navegação de lugares desconhecidos, e até mesmo procurar produtos e descobrir em qual gôndola, exatamente, ele está. No mundo dos games, a invenção pode fazer ainda sucesso: brincar de esconde-esconde na sua casa com seu personagem de video-game favorito, trasformar seus corredores em caminhos ladeados por grandes árvores, competir com seus amigos por territórios com seu exército em miniatura. As opções não param de surgir.





Se você desenvolve projetos 3D e aplicativos, visite a página do projeto clicando aqui. O Google está oferecendo 200 protótipos do seu novo smartphone para quem deseja fazer parte dessa empreitada. Até 14 de março serão distribuídos os kits para os futuros parceiros.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do projeto (em inglês):