FIRMA CASA E O PRIMEIRO PAISAGISMO ASSINADO PELOS IRMÃOS CAMPANA

Showroom-galeria traz assinatura de Fernando e Humberto Campana na concepção artística e paisagismo, e arquitetura do SuperLimão Studio.

Publicado em: 24/02/2014
A Firma Casa, situada em um dos mais concorridos endereços de São Paulo, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva no Jardim Paulistano, foi reformulada por ninguém menos que a dupla brasileira mais influente do design mundial, os irmãos Fernando e Humberto Campana. A empresa, que foi uma das primeiras a acreditar e investir no trabalho dos irmãos, formalizou essa sólida parceria neste novo projeto, que é um misto de showroom multimarcas e galeria de arte e design com peças únicas ou de edição limitada.



Os Campana assinaram a concepção artística e a criação do projeto de paisagismo, enquanto a arquitetura ficou sob responsabilidade do SuperLimãoStudio, formado por jovens profissionais, indicados pelos próprios Fernando e Humberto. A renovação foi completa.



Com área total de 526 m², o projeto questiona os limites entre galeria de arte, que exibe apenas peças únicas ou de séries super limitadas, e a outra área dedicada ao showroom de marcas internacionais como Zanotta, Cerruti-Baleri, Edra, Corsi e Bernardaud. O portfólio inclui ainda nomes a exemplo de Aurélio Martinez Flores, Nada Se Leva, Flavia Alves de Souza e Thomas Eyck, além do parceiro SuperLimão Studio e Irmãos Campana.



O inusitado projeto de paisagismo da Firma Casa foi o primeiro na carreira de Fernando e Humberto e consistiu em revestir todo o volume exterior com plantas da espécie espada-de-são-jorge, uma referência à cultura popular brasileira. Para solucionar a idéia, o SuperLimão Studio desenvolveu um vaso de alumínio dobrado em forma de origami fixado em uma malha de vergalhão. São mais de seis mil mudas com um sistema de drenagem eficiente, por meio do qual a água passa de um vaso a outro até chegar ao solo. A paisagista Maria Helena Cruz foi responsável pelo manejo das plantas.





O piso utilizado na área externa é outro diferencial. O produto alemão é uma cola especial que pode ser usada para unir vários tipos de materiais, aqui é adicionado à brita, sendo aplicado pela primeira vez no Brasil na loja para atender a exigências da prefeitura no quesito de drenagem.



O espaço ganhou a cor dos próprios materiais, entre eles o ferro e o cimento, em composição com tons de verde e cinza, além da pele vegetal de resultado gráfico e provocativo, que abraça o volume da obra. Para evitar o desperdício de matéria-prima e o trânsito de caminhões e caçambas para a remoção de entulho, o projeto privilegiou o reuso do antigo piso de pedras portuguesas da calçada, que serviram de sub-base do novo piso e também deram origem a um balcão de atendimento.




COMENTÁRIOS

  • Cris - 28/02/2014 08h36
    Muito bacana, uma concepção renovadora, simples e ao mesmo tempo sofisticada!!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.