UM UNIVERSO COLORIDO

A designer goiana Daniela Ktenas recria um mundo lúdico e cheio de cores com seu trabalho reconhecido internacionalmente.

Publicado em: 01/02/2011
Filha de artistas plásticos, o gosto pela beleza e pelo design harmonioso deve ter acompanhado Daniela Ktenas desde o berço. A vocação para o trabalho com resina, entretanto, só foi descoberta em 2001, quando a artista ainda trabalhava com design gráfico. “Estava cheia de ideias, mas não tinha muita noção de materiais, custos, de nada. Mesmo assim resolvi ir adiante”, conta a goiana radicada há quinze anos em São Paulo, e que hoje colhe os frutos deste arrojo vendendo suas cobiçadas peças em países como Itália, Inglaterra e França.



O trabalho de Daniela obteve reconhecimento internacional quando uma das suas criações mais populares, a vaquinha, foi fotografada pela revista inglesa Wallpaper, bíblia do design mundial. Além disso, seus colares de resina em formato de coração com flecha e de figa podem ser comprados nas famosas lojas do MOMA em Nova Iorque e Tóquio.



O uso da resina como matéria prima tornou-se uma característica marcante da sua obra. Daniela conta que escolheu esse material por motivos pessoais: Eu tinha uma memória afetiva da resina, que me lembrava das mesas de quando eu era criança, sempre tive uma certa admiração pelo seu brilho, cores e textura. Quando comecei os primeiros rascunhos das minhas peças, resolvi tentar seu uso. Vi que deu certo e, como se trata de um material de difícil manuseio e que exige um alto grau de experiência, não tem muita gente no mercado que trabalhe com ele. Isso tornou-se um diferencial do meu trabalho.



O estilo limpo de design, sem muitos detalhes e estilizado ao máximo é a principal referência. “Desde o início fui influenciada por designers como Philippe Starck, Marc Newson, esses artistas mais modernos”, explica Daniela, que também se diz fascinada pelo design japonês com seus ícones, mascotes e flores.



Apesar de ter adotado a capital paulistana como seu novo lar, a artista ainda relembra os aspectos favoritos de Goiânia: Gosto do céu que é sempre lindo! A qualidade de vida também é ótima e o trânsito, bem melhor do que o de São Paulo, o que não é difícil acontecer! Tem as comidinhas, tem muita coisa boa em Goiânia.


Fotos: Juliana Veiga

Abandonar São Paulo, entretanto, não está nos planos de Daniela, que pretende montar um ateliê e showroom na cidade ainda neste ano. Outro projeto da artista é uma coleção de colares “desconstruídos”, com peças que vão sendo encaixadas umas às outras. “São várias ideias que vou tentando realizar aos poucos”. Cabe a nós ficarmos na expectativa de novas (e boas) surpresas.