LINA BO BARDI E A ARQUITETURA BRASILEIRA

Discurso proferido pela arquiteta ítalo-brasileira se transforma em vídeo e ressalta a beleza e a origem da arquitetura nacional.

Publicado em: 29/01/2014
Lina Bo Bardi é, sem dúvida, um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. Nascida na Ítalia, ainda jovem Lina veio ao Brasil, país que escolheu como casa a ponto de naturalizar-se brasileira. Em parceria com seu marido, o influente jornalista Pietro Maria Bardi, fizeram parte da cena intelectual do país e, graças ao seu talento e amor pelo Brasil e a arquitetura, construiu alguns dos mais icônicos edifícios de São Paulo, entre eles o MASP, o Sesc Pompeia e a Casa de Vidro, localizada no bairro do Morumbi, onde morou com Pietro por alguns anos.





Seguindo a vertente da arquitetura moderna, Lina encontrou combustível para suas criações arquitetônicas. Enquanto viva, desenvolveu uma imensa admiração pela cultura popular, sendo esta uma das principais influências de seu trabalho, que buscou um diálogo entre o Moderno e o Popular. Lina falou em um espaço a ser construído pelas próprias pessoas, um espaço inacabado que seria preenchido pelo uso popular cotidiano.



Nasce dessa crença o ensaio Bela Criança, assinado pela arquiteta em 1951, e que agora se transforma em um vídeo, nas mãos da arquiteta americana Ouida Angelica Biddle, do artista americano (criado no Brasil) Nicolau Vergueiro e do animador brasileiro João Rosa. Batizada de The new world of Lina Bo Bardi, a peça de atmosfera psicodélica expressa a visão de Lina sobre o nascimento da arquitetura contemporânea brasileira através de falas da própria profissional e é ilustrada com fotografias, desenhos, maquetes digitaiis e mandalas criados por Lina.



O curta, de acordo com o trio que o produziu, “é um comercial sobre o cérebro de Lina Bo Bardi”, uma mulher cuja inteligência criativa deu origem a escolas, casas e museus, passando por mobiliários únicos e outras aventuras no mundo do design.

Assista, abaixo, o vídeo na íntegra: