RIO DE JANEIRO DESENHADO POR VOCÊ

Atenção designers! O concurso para criar a marca de 450 anos da Cidade Maravilhosa encerra-se dia 03 de fevereiro.

Publicado em: 15/01/2014
Imagine receber o job de criar a logomarca alusiva à comemoração de 450 anos da cidade mais amada e desejada do Brasil e ainda ganhar por isso? É isso que propõe a ação Rio 450 Anos, promovida pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade/Centro Carioca de Design e do Comitê Rio450, em um concurso para a escolha do programa da marca comemorativa do aniversário da cidade.



Se em 2014 teremos a Copa do Mundo no Brasil e em 2016 os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, 2015 é o ano em que a Cidade Maravilhosa completará a emblemática soma de 450 anos em 1º de março, e o desafio apresentado aos participantes da ação é de criar algo que simbolize este momento tão especial da história carioca. “Os 450 anos são nossos. São da cidade. São para a cidade. E é isso que queremos demonstrar. Uma marca que simbolizará, durante o 450° aniversário do Rio, o que é mais nosso, mais carioca. Uma marca para celebrar a existência e a persistência desse canto de terra que, entre o mar e a montanha, encanta o mundo”, explica o edital do concurso.



Podem participar deste processo seletivo Pessoas Jurídicas, sejam escritórios de design, cooperativas de designers e/ou coletivos de artistas gráficos e outros tipos de Pessoas Jurídicas que sejam comprovadamente aptas à execução do objeto e para participação do processo de seleção. Mas atenção! Se você está interessado em fazer parte desta concorrência, faça logo sua inscrição, pois dia 03 de fevereiro é o prazo limite para enviar seu material.



Para ter a marca aprovada, o candidato terá que passar por três fases do processo. A primeira delas é enviar o material pedido no formulário de inscrição (como portfólio, documentos e certificados), depois serão feitas entrevistas com os  20 melhores classificados e, por último, o desenvolvimento definitivo de duas propostas de marcas propriamente ditas.



Cada finalista receberá um prêmio no valor de R$ 15.000,00 e a premiação da agência vencedora será de R$125.000,00. O referido valor engloba a criação do Programa de Marca e contrato de três meses com o Município do Rio para prestação de serviços de design visando o acompanhamento e a implementação da marca vencedora. A marca a ser criada terá exposição pelos próximos dois anos e será eternizada nas futuras imagens dos 450 anos da cidade, quando transmitidas a todo o mundo.


Fotos: @jeanbergerot

Para ver o edital completo, entre no site do concurso: http://www.rio450anos.com.br/