PHOTO PARIS

O berço da fotografia sediou um dos maiores e mais importantes eventos na área.

Publicado em: 25/11/2013
Que a França está para a fotografia assim como o Brasil está para o futebol todo mundo sabe. Foi ali que Louis Daguerre criou seu daguerreótipo, um dos mais famosos e pioneiros processos de registro fotográfico inventado no séc. 19. Por essas e outras razões, a França está permeada com a alma da fotografia.Várias lendas da modalidade, como Henri Cartier Bresson e Robert Doisneau, entre muitos outros, nasceram no país e trouxeram a arte do começo de 1800 para os dias atuais.





Talvez, por essas e outras razões a feira Photo Paris tenha ganhado tamanha notoriedade e seja uma das mais importantes mostras do gênero – imperdível para quem ama fotografia. O cultuado evento este ano chegou a sua 17ª edição contou com a participação de 136 galerias e 28 especialistas em photobooks, que exibiram trabalhos como as fotos de Johan van der Keuken, Valérie Belin, Herb Ritts e Sebastião Salgado. Sediado no Grand Palais, reuniu, entre os dias 14 e 17 de novembro, artistas, galeristas, colecionadores, fotógrafos profissionais e entusiastas em uma programação que enfatizou a diversidade e a qualidade dos artistas e de suas obras apresentadas pelos donos de galerias.





Se você que é um amante da fotografia e não pôde ir a Paris, a exposição Private Collection introduziu os visitantes ao papel pioneiro dos colecionadores particulares que, levados por sua paixão e perseverança, reuniram obras primas, entre eles a coleção de Harald Falckenberg de fotografia de médio formato.







Já a mostra Recent Acquisitions trouxe coleções mais atuais de três institutos internacionais: Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, Art Gallery de Ontario, em Toronto, e Museum Folkwang, de Essen. A exposição Open Book trouxe imagens da coleção de Martin Parr com a série Protest Photo Books, com panfletos fotográficos que cobriram a segunda metade do século 20 até os dias de hoje.