IDEIAS A MIL
Na Fabrica, centro de pesquisa da Benetton, conceitos e novos projetos fluem à todo vapor.
Publicado em: 16/10/2013
Um centro onde a criatividade e a ousadia imperam. Um lugar onde fazer comunicação é muito mais do que criar anúncios e campanhas. Assim é a Fabrica, o centro de pesquisa da empresa Benetton fundado em 1994. O fruto do legado cultural dessa grande companhia italiana tem sua base na província de Treviso, em um complexo restaurado pelo conceituado arquiteto japonês Tadao Ando.
A Fabrica não é uma escola, uma agência de publicidade nem uma universidade. É um laboratório de criatividade aplicada, uma incubadora de talentos, um estúdio no qual jovens artistas convergem do mundo inteiro para desenvolverem projetos inovadores e explorarem novas direções em todas as formas de comunicação, da música ao design, da fotografia à Internet.
Localizada em um prédio construído durante o século XVII nas cercanias de Veneza, a Fabrica contou com o talento de Tadao Ando para criar seus sofisticados laboratórios, estúdios, escritórios, bibliotecas e áreas de convívio. O uso de elementos naturais, como a luz solar e o ar, como parte da arquitetura, alcança seu clímax na grande piazza de forma elíptica. Como descreveu o próprio arquiteto nipônico “existe uma arquitetura do passado e do presente; ambas colaboram e inspiram mutuamente. O papel da arquitetura nova é de revelar o charme e a força da antiga villa e criar uma relação recíproca e catártica entre o velho e o novo em uma atmosfera de completa harmonia, transcendendo os limites de um período específico”.
Dividida nas áreas de design, interatividade, música, fotografia, filme e vídeo, comunicação visual e escrita, a Fabrica é referência incomparável de criatividade e seus projetos recebem atenção internacional. A revista Colors, por exemplo, estabelecida sob a tutela do editor Tibor Kalman, é publicada em quatro línguas e vendida em mais de quarenta países. Tendo a fotografia como seu meio mais expressivo, a Colors atinge um grande número de pessoas com um impacto forte e imediato, tratando de temas relevantes, como ecologia, guerras e Aids, e também de frivolidades, como consumo, moda e brinquedos.
Outro projeto aclamado é o Fabrica Features, criado pelo núcleo de design. Permanentemente são desenvolvidos objetos práticos e úteis, como bolsas, relógios e cerâmicas, elaborados pelos jovens talentos e vendidos em espaços culturais na Itália, Portugal, Turquia e Hong Kong, com lojas temporárias também em Paris, Rotterdam, Londres e Porto.
PRODUÇÃO EM SÉRIE
Como uma indústria, a Fabrica tem uma fantástica produção em série. Campanhas internacionais que promovam a vida, o bem estar e a saúde são os principais produtos.
MOHSEN NAMJOO
O núcleo de música e som da Fabrica é o responsável por revelar o talento do iraniano Mohsen Namjoo, considerado o lÍder do Persian rock. Um dos melhores tocadores de cÍtara do mundo, Namjoo teve seu cd “OY”, que mescla mÚsica tradicional iraniana com jazz, blues e rock, produzido pela Fabrica.
CAMPANHA GLOBAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA UNWHO E UNICEF
O lançamento do Relatório Mundial de Acidentes Infantis pela UNWHO e UNICEF promoveu a campanha desenvolvida pelo núcleo de comunicação visual da Fabrica, dirigido por Omar Vulpinari. Cinco pôsteres foram feitos para anunciar a gravidade dessa questão no mundo inteiro.
A artista austríaca Valerie Gudenu’s desenvolveu bonecos de massinha de modelar para explicitar os perigos das cinco maiores causas de acidentes com crianças: trânsito, afogamento, queimaduras, quedas e envenenamento.
COLORS OF MONEY
Explorando os entendimentos e usos do dinheiro, a Fabrica desenvolveu a exposição Colors of Money, argumentando que “dinheiro é uma ilusão” e destacando as contradições que esse importante fator vem gerando nas sociedades modernas.
Através da fotografia, da escrita criativa, de obras de arte e de instalações interativas, a exposição ofereceu uma visão pouco ortodoxa de um mundo prejudicado por uma crise financeira internacional.
FABRICA: LES YEUX OUVERTS
A exposição Fabrica: Les Yeux Ouverts percorreu Paris, Milão, Shanghai e Tokyo exibindo os resultados das experiências de seus jovens talentos, inspirados pela interação com o público. O layout da mostra forma uma narrativa dinâmica de projetos que dialogam entre si. Uma atração especial foi a instalação interativa Locos, criada pelo jovem pesquisador japonês Nobuhisa Ishizuka, que apresentava uma abstração visual da relação entre tempo e espaço.
COLORS MAGAZINE
A reivsta Colors lançou uma edição especial que traz histórias de pessoas que têm suas vidas controladas, sem a liberdade de escolha sobre qual lado querem seguir. E, claro, histórias de amor não poderiam ficar de fora deste número. Entre os relatos, está a história dos 50 jornalistas que trabalham para a Shabelle Media Network, uma estação de rádio independente que funciona na Somália e que divulga sua programação num raio de 250km e também online.
OBJET PREFERE
Esta iniciativa sem precedentes de juntar, em um workshop, jovens designers da Fabrica e artesãos do centro cultural berlinense Grand-Hornu, resultou em um resultado único. Durante uma semana de brainstorms e trocas de informações, os participantes criaram 15 peças de mobiliário que representam a fusção perfeita entre a criatividade e o design dos artistas da Benetton com a experiência e habilidades dos técnicos alemães.
A Fabrica não é uma escola, uma agência de publicidade nem uma universidade. É um laboratório de criatividade aplicada, uma incubadora de talentos, um estúdio no qual jovens artistas convergem do mundo inteiro para desenvolverem projetos inovadores e explorarem novas direções em todas as formas de comunicação, da música ao design, da fotografia à Internet.
Localizada em um prédio construído durante o século XVII nas cercanias de Veneza, a Fabrica contou com o talento de Tadao Ando para criar seus sofisticados laboratórios, estúdios, escritórios, bibliotecas e áreas de convívio. O uso de elementos naturais, como a luz solar e o ar, como parte da arquitetura, alcança seu clímax na grande piazza de forma elíptica. Como descreveu o próprio arquiteto nipônico “existe uma arquitetura do passado e do presente; ambas colaboram e inspiram mutuamente. O papel da arquitetura nova é de revelar o charme e a força da antiga villa e criar uma relação recíproca e catártica entre o velho e o novo em uma atmosfera de completa harmonia, transcendendo os limites de um período específico”.
Dividida nas áreas de design, interatividade, música, fotografia, filme e vídeo, comunicação visual e escrita, a Fabrica é referência incomparável de criatividade e seus projetos recebem atenção internacional. A revista Colors, por exemplo, estabelecida sob a tutela do editor Tibor Kalman, é publicada em quatro línguas e vendida em mais de quarenta países. Tendo a fotografia como seu meio mais expressivo, a Colors atinge um grande número de pessoas com um impacto forte e imediato, tratando de temas relevantes, como ecologia, guerras e Aids, e também de frivolidades, como consumo, moda e brinquedos.
Outro projeto aclamado é o Fabrica Features, criado pelo núcleo de design. Permanentemente são desenvolvidos objetos práticos e úteis, como bolsas, relógios e cerâmicas, elaborados pelos jovens talentos e vendidos em espaços culturais na Itália, Portugal, Turquia e Hong Kong, com lojas temporárias também em Paris, Rotterdam, Londres e Porto.
PRODUÇÃO EM SÉRIE
Como uma indústria, a Fabrica tem uma fantástica produção em série. Campanhas internacionais que promovam a vida, o bem estar e a saúde são os principais produtos.
MOHSEN NAMJOO
O núcleo de música e som da Fabrica é o responsável por revelar o talento do iraniano Mohsen Namjoo, considerado o lÍder do Persian rock. Um dos melhores tocadores de cÍtara do mundo, Namjoo teve seu cd “OY”, que mescla mÚsica tradicional iraniana com jazz, blues e rock, produzido pela Fabrica.
CAMPANHA GLOBAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA UNWHO E UNICEF
O lançamento do Relatório Mundial de Acidentes Infantis pela UNWHO e UNICEF promoveu a campanha desenvolvida pelo núcleo de comunicação visual da Fabrica, dirigido por Omar Vulpinari. Cinco pôsteres foram feitos para anunciar a gravidade dessa questão no mundo inteiro.
A artista austríaca Valerie Gudenu’s desenvolveu bonecos de massinha de modelar para explicitar os perigos das cinco maiores causas de acidentes com crianças: trânsito, afogamento, queimaduras, quedas e envenenamento.
COLORS OF MONEY
Explorando os entendimentos e usos do dinheiro, a Fabrica desenvolveu a exposição Colors of Money, argumentando que “dinheiro é uma ilusão” e destacando as contradições que esse importante fator vem gerando nas sociedades modernas.
Através da fotografia, da escrita criativa, de obras de arte e de instalações interativas, a exposição ofereceu uma visão pouco ortodoxa de um mundo prejudicado por uma crise financeira internacional.
FABRICA: LES YEUX OUVERTS
A exposição Fabrica: Les Yeux Ouverts percorreu Paris, Milão, Shanghai e Tokyo exibindo os resultados das experiências de seus jovens talentos, inspirados pela interação com o público. O layout da mostra forma uma narrativa dinâmica de projetos que dialogam entre si. Uma atração especial foi a instalação interativa Locos, criada pelo jovem pesquisador japonês Nobuhisa Ishizuka, que apresentava uma abstração visual da relação entre tempo e espaço.
COLORS MAGAZINE
A reivsta Colors lançou uma edição especial que traz histórias de pessoas que têm suas vidas controladas, sem a liberdade de escolha sobre qual lado querem seguir. E, claro, histórias de amor não poderiam ficar de fora deste número. Entre os relatos, está a história dos 50 jornalistas que trabalham para a Shabelle Media Network, uma estação de rádio independente que funciona na Somália e que divulga sua programação num raio de 250km e também online.
OBJET PREFERE
Esta iniciativa sem precedentes de juntar, em um workshop, jovens designers da Fabrica e artesãos do centro cultural berlinense Grand-Hornu, resultou em um resultado único. Durante uma semana de brainstorms e trocas de informações, os participantes criaram 15 peças de mobiliário que representam a fusção perfeita entre a criatividade e o design dos artistas da Benetton com a experiência e habilidades dos técnicos alemães.