O ESTÁDIO DE ZAHA HADID

Inspirada na cultura islâmica de Doha, a arquiteta criou um verdadeiro oásis para a Copa do Mundo de 2022.

Publicado em: 11/07/2014
Para surpreender a todos ao receber a Copa do Mundo de futebol da FIFA em 2022, o Qatar convidou a aclamada arquiteta Zaha Hadid para projetar um dos novos estádios do país. O escritório da primeira arquiteta a ganhar o prêmio Pritzker, em parceria com a AECOM, empresa global que atua na área de construção, de transporte e de planejamento, irá construir o estádio em Al Wakrah, fora de Doha, a capital do país.



O novo estádio, que terá 45.000 lugares, segue novas diretrizes internacionais visando a otimização energética coerente com os aspectos de sustentabilidade. Ele integrará um sistema de energia eficiente e estratégico para refrescar os espectadores em pleno clima desértico. Além disso, foram projetados elementos arquitetônicos inspirados na arquitetura islâmica, casando com a histórica área de Al Wakrah, conhecida por sua riqueza cultural, incluindo campos arqueológicos, edificações históricas e arquitetura islâmica.



A quantidade de lugares no estádio poderá ser reduzida para 20 mil, devido ao uso de peças modulares. Ele ainda será um oásis em meio ao deserto, criando áreas com muito verde para a comunidade aproveitar. As construções estão previstas para começar ainda este ano.