ARTE EM TODOS OS CANTOS

Neste projeto de Mendo Barreto e Silvana Andrade, as obras de arte são as estrelas da casa.

Essa residência no Lago Sul, com projeto arquitetônico de Giovanini Lettieri, foi reformada pelos profissionais Mendo Barreto e Silvana Andrade. Como os proprietários são colecionadores de obras de arte e estão atentos aos movimentos culturais, a casa deveria abrigar o acervo particular de obras de arte e livros.



A fachada foi rodeada pelo paisagismo assinado por Mendo Barreto. A área externa recebeu um charmoso lago com carpas e palmeiras Phoenix canariensis, que Mendo apelidou carinhosamente de “Canárias”. A iluminação desta parte da residência destaca a composição das plantas e o desenho formado pelos caminhos ladeados de verde que dão acesso à casa. Os fechamentos em vidro propiciam uma vista privilegiada, permitindo que a imponente escultura de Amilcar de Castro também possa ser desfrutada do living.



O interior foi retrabalhado pela arquiteta em cores neutras, com o objetivo de destacar as obras de arte de Daniel Senise, Abraham Palatnik e Beatriz Milhazes. Leves pitadas de cor deram o tom do ambiente, personalizando e alegrando discretamente os espaços.





A madeira rústica acrescenta aconchego, e equilibra a composição. Destaque para o impactante painel com elos vazados que recebe o visitante e resguarda a sala de jantar, assinado por Mendo Barreto. Ao fundo, à esquerda, obra de Hélio Oiticica e, à direita, obra de Emmanuel Nassar.



Para saber mais sobre este projeto, clique aqui.