AS CASAS GÊMEAS DE PAULO MENDES DA ROCHA

O arquiteto brasileiro ganhador prêmio Pritzker e sua Casa Butantã, de 1966.

Publicado em: 01/04/2013
A Casa Butantã, localizada no bairro Butantã da capital paulista, é, na verdade, duas casas gêmeas e não apenas uma. Projetadas por Paulo Mendes da Rocha, as casas possuem estruturas e plantas praticamente iguais, e foram destinadas para ele próprio e para sua irmã. Executadas entre 1964 e 1966, de acordo com o arquiteto elas foram projetadas como “um ensaio de peças pré-fabricadas”, pois nesta época ocorria uma discussão sobre qual modelo de desenvolvimento o país deveria seguir e debatia-se também o uso dos pré-moldados na arquitetura. 


 
Construídas lado a lado, cada uma das casas é formada por um pavimento elevado único, correspondente à cota mais alta do terreno e está apoiada sobre quatro pilares, criando um pequeno pátio estrategicamente protegido, onde estão a garagem e serviços. Grandes faixas contínuas e escadas de acesso às portas de entrada ao pavimento superior repetem-se igualmente, em ambos os lados.


 
A estrutura modulada recebeu um detalhamento mínimo: um só caixilho para todas as aberturas; o simples sistema estrutural com apenas quatro pilares; duas vigas mestras e lajes nervuradas  mostram a racionalidade que o arquiteto imprimiu a este projeto. O programa contempla uma planta com sistema tripartido organizado por setores: áreas social, íntima e de serviço.

 
Como mais tarde, o profissional faria na Casa Gerassi, as áreas de circulação intermediárias são diluídas, promovendo uma maior integração entre os setores íntimos e social. Também chamam a atenção a ausência de janelas nos quartos, as paredes que param a meia altura e os móveis fixos.



Com divisões não tão nítidas, é uma casa que ocupa um terreno de 760 m² e possui 250 m² de área construída, e se volta para dentro. Pode-se dizer que as Casas do Butantã são um ensaio para a realização da Casa Gerassi, também localizada em São Paulo, mais de vinte anos depois.
 

Área: 760 m² terreno - 250 m² construída
Número de pavimentos: 2
Fotos: Nelson Kon e Santiago Carvajal