EMOCIONANTE REENCONTRO

A artista Marina Abramović reencontra antigo companheiro em sua própria instalação

Publicado em: 17/03/2013
Durante a exposição Marina Abramović: The Artist is Present, que aconteceu no MoMA de Nova York, entre março e maio de 2010, um momento marcante foi registrado. Enquanto Abramović, artista e performer nascida na Iuguslávia em 1946, seguia com as suas apresentações na mostra, que consistia em esperar que algum visitante qualquer sentasse em sua frente para, silenciosamente, olhá-lo pelo tempo que quisesse, uma pessoa especial em sua história apareceu.
Ullay (Uwe Laysiepen) viveu um intenso romance com Marina, ainda nos anos 70. Durante a história de amor do casal, chegaram a morar em um trailer por cinco anos, onde faziam perfomances. Os tempos passaram e, naturalmente, a relação foi se desgastando. Quando chegaram à conclusão de que não poderiam mais viver juntos, decidiram fazer uma última performance em conjunto: resolveram percorrer a Muralha da China, ela saindo do Leste e ele do deserto do Oeste e, ao se encontrarem após três meses de caminhada, abraçaram-se no meio do caminho e se separaram.
Após cerca de 23 anos sem se encontrarem, Ullay apareceu no MoMA e sentou-se em frente a Abramović. Ela, reconhecidamente impassível em suas reações frente aos visitantes, deixou-se emocionar pela visão do ex-companheiro. Um momento inesquecível e de fortes emoções.

Veja abaixo: