MISS ANIELA

O verdadeiro retrato de uma artista da nova geração.

Publicado em: 13/03/2013
Modelando, fotografando e editando digitalmente seus autorretratos, Miss Aniela desenvolveu uma paixão que conquistou milhares de fãs além do reconhecimento internacional. Seu perfil no Flickr, maior site de compartilhamento de fotos da Internet, recebe visitas do mundo inteiro e, apesar da pouca idade, a moça já lançou dois livros e participou de exposições na Inglaterra, na Espanha e nos Estados Unidos.
Totalmente autodidata, Aniela deu seus primeiros passos fotografando para um jornal antes de entrar na faculdade de Inglês e Mídia da Universidade de Sussex. “Comecei a fazer autorretratos quando entrei na faculdade e descobri o sistema de compartilhamento de imagens pela internet".



"Nessa época também descobri as maravilhas do processamento digital, que foi um elemento que me causou muita atração”, conta a artista. Utilizando uma abordagem simples e espontânea, Aniela já foi alvo de diversas comparações com a renomada artista americana Cindy Sherman, famosa por seus autorretratos.



Apesar disso, a jovem fotógrafa garante que tira sua inspiração de diversas fontes, desde sonhos e lembranças da infância até livros e obras de mestres da pintura como Caravaggio e Balthus, invertendo o tradicional olhar masculino ao colocar-se como objeto de sua própria câmera. Outras referências são os trabalhos de fotógrafos como os clássicos Ruth Orkin e Tim Smith, e as modernas Rebekka Guðleifsdóttir, Carmen Gonzalez e Lara Jade Coton, que, assim como Aniela, fizeram sua fama na Internet.



“Acredito que, na fotografia artística, conceito não seja o suficiente. Meu objetivo é produzir imagens cativantes que possam ser consideradas como quase comerciais na sua aparência, mas que, por serem construídas com uma mensagem sejam capazes de gerar uma variedade de interpretações”, confessa a artista, que atualmente vive de trabalhos comissionados e da venda de suas obras.



Apesar do sucesso ter vindo principalmente devido à técnica da clonagem e do autorretrato, também figuram no trabalho de Aniela modelos, pessoas comuns, paisagens e animais. A artista explica que usa seus autorretratos para expressar a variedade de emoções e ansiedades que vive no seu cotidiano e o efeito da clonagem apresenta as partes conflitantes da natureza humana.



Seja como for, uma coisa é certa: o resultado final é impressionante.