CÉU DE BRASÍLIA

Para o projeto Residência Valle, Valéria Gontijo cria ambientes que favorecem a contemplação do famoso céu da capital federal.

Publicado em: 18/08/2013
O céu de Brasília é um dos patrimônios naturais do qual os brasilienses mais se orgulham. Já cantado em versos e prosa de Djavam, admirado por inúmeros artistas e cenário ideal para qualquer fotografia, ele se mostra como um pano de fundo para qualquer obra de arte que emerja no Planalto Central com uma certa suntuosidade e elegância. É justamente isto que acontece neste projeto de Valéria Teixeira. A sobriedade e harmonia nas linhas adotadas pela prestigiada arquiteta mineira, que escolheu a capital federal para exercer o seu dom da arquitetura e que divide seu tempo também com a administração da fazenda dos seus pais, impressionam. Engenheira civil por formação, consegue unir a técnica e a precisão da engenharia com o devaneio, bom gosto e equilibrio típicos de uma arquitetura requintada.



Nitidamente com influências mineiras, como, por exemplo, o vasto uso de madeiras e de outros detalhes de decoração que remetem à cultura do estado, a arquitetura de Valéria tem sempre uma volumentria bem objetiva, clara e de fácil leitura.



Neste projeto, a arquiteta fez uma contraposição de tons brancos e claros com os amadeirados terrosos utilizados na garagem. Essa duo-cromia básica do projeto dá ritmo às formas e confere uma elegância na fachada.




Fotos: Daniel Mira

Os leves brises de madeira que sustentam a lâmina de vidro protege a casa da chuva e do sol e que funciona como um beiral, mas sem roubar a luminosidade. 

Para saber mais sobre este projeto, clique aqui.

COMENTÁRIOS

  • Youssef Adel Arabi - 12/03/2013 20h26
    Quero obter maiores informações sobre a Anual Design.
  • Soledad - 10/03/2013 18h26
    Valéria rocks! Amo essa casa!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.