NIEMEYER NA AVENIDA MAIS IMPORTANTE DE SÃO PAULO

O artista Eduardo Kobra dá de presente a São Paulo um grande mural em homenagem ao ícone da arquitetura e à própria cidade.

Publicado em: 15/02/2013
Eduardo Kobra, reconhecido nome da neovanguarda paulista e que desde 1987 acrescenta mais cor à São Paulo, deu agora à cidade um belo presente no seu aniversário de 459 anos: um enorme mural homenageando outro grande nome nacional, o arquiteto e gênio Oscar Niemeyer.



Com seu muralismo original e habilidade de um exímio desenhista, Kobra retratou um Niemeyer policromático de 52 m de altura por 16 m de largura em uma das laterais do edifício Ragi, localizado na Praça Oswaldo Cruz, logo no começo da Av. Paulista.




A ação faz parte do projeto Muros da memória, que tem como objetivo modificar a paisagem urbana utilizando pinturas cenográficas que resgatam grandes nomes da história da capital paulista.



De acordo com Kobra, a escolha do carioca Oscar para figurar entre os personagens escolhidos para o projeto faz todo sentido, afinal ele foi uma figura internacional, que extrapolou as fronteiras do Rio de Janeiro, e deixou em São Paulo belos projetos, como o Museu da América Latina e o Ibirapuera.



A surpreendente homenagem pôde ser feita graças a uma união de forças: os moradores do prédio pagaram as tintas utilizadas no mural, a Galeria André, da Zona Oeste da cidade, ajudou a conseguir os equipamentos de segurança, um hotel da região hospedou Kobra e seus ajudantes e um restaurante forneceu a alimentação.



Tudo em prol de uma cidade mais bonita, com mais cor, mais humana.

COMENTÁRIOS

  • Liza Fleury - 05/03/2013 16h08
    Maravilhoso!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.